[NOTA DE IMPRENSA]
Música, cinema, fotografia voltam a “ocupar” lugares inesperados no concelho de Idanha-a-Nova.
A terceira edição do Fora do Lugar, Festival Internacional de Músicas Antigas, tem início amanhã, dia 28 de Novembro, e vai decorrer até 13 de Dezembro, em vários lugares inesperados no concelho raiano de Idanha-a-Nova.
O Fora do Lugar arranca, em 2014, com concertos do português João Hasselberg em S. Pedro de Vir-a-Corça – Monsanto (sexta-feira, 28 de novembro) e do espanhol Emilio Villalba na antiga câmara de Salvaterra do Extremo (sábado, 29 de novembro).
Ao longo de três fins-de-semana, o Festival irá apresentar 7 concertos, ateliers e outras atividades, sendo que, nesta terceira edição, o Festival traz a Idanha e ao nosso país estrelas maiores do panorama nacional e internacional da música antiga e de cruzamento como a catalã Arianna Savall (filha de Jordi Savall) ou Galandum Galundaina.
O programa integra também uma exposição de Valter Vinagre e Pedro Guimarães, cinema, passeio pedestre em Monsanto e vários ateliers no Centro Cultural Raiano: construção de instrumentos reciclados e de instrumentos medievais (ambos no sábado, 29 novembro); iniciação à dança de Tango e oficina de construção de adufes (ambos no sábado, 6 dezembro); e ainda confeção de doces tradicionais em Monsanto (sexta-feira, 12 dezembro).
O Festival Fora do Lugar resulta da parceria entre a produtora Arte das Musas e o Município de Idanha-a-Nova (e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Direcção Geral das Artes), e assume-se como uma proposta do mundo rural virado para o país, para a Península Ibérica e para a Europa.
Com a direção artística de Filipe Faria, o Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas é hoje um dos projectos culturais mais relevantes na área da música na região. Pondo em diálogo diferentes formas e tempos da música desafia a uma atitude perante as músicas antigas, abordando, de um forma inovadora, os conceitos de erudito/popular e antigo/contemporâneo.
A entrada em todos os concertos é livre, sujeita à lotação das salas.
[SÍTIO]