[Nota de Imprensa]
Os sons típicos da capital portuguesa compõem a orquestra que dá vida ao projecto Lisboa em Si, uma experiência sensorial única e irrepetível que, a 21 de Junho, sexta-feira, pelas 22h00, pode ser vivenciada na Zona Ribeirinha da cidade.
No total, são 30 embarcações, 19 torres sineiras, seis carros de bombeiros, seis eléctricos e dois comboios a integrar esta ode musical à cidade de Lisboa e às suas sete colinas, sob a direcção artística do músico e compositor Pedro Castanheira.
Durante sete minutos, mais de cem músicos interpretam uma peça composta especificamente para apitos de barcos, sinos, comboios, carros de bombeiros e eléctricos, tocados a partir de uma partitura composta tendo em conta estas sonoridades e o seu alcance na cidade.
A composição musical pode ser escutada um pouco por toda a Zona Ribeirinha, sendo os palcos Lisboa em Si, ou pontos de escuta recomendados, a Ribeira das Naus, Castelo de São Jorge, Miradouro de Santa Luzia e Portas do Sol e Terreiro do Paço.
O projecto engloba ainda uma componente científica, desenvolvida em parceria com a Sociedade Portuguesa de Acústica e a Escola Superior de Música de Lisboa, que consiste na captação e estudo da propagação sonora destas várias fontes, com o objectivo de desenvolver um software específico que permite saber onde e em que condições se propagam estes sons.
A iniciativa é uma co-produção da Cooperativa Fora de Si e da Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio do Turismo de Lisboa e da Administração do Porto de Lisboa, e com a participação da Marinha, Transtejo/ Soflusa, CP, Carris, Patriarcado de Lisboa e Escola Superior de Música de Lisboa, entre outras entidades.
Durante sete minutos, a população da zona ribeirinha lisboeta vai ser chamada a fazer silêncio para ouvir cantar Lisboa.
{SÍTIO}