A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


HÁ 1 ANO ATRÁS|"Tora Tora" – Tora Tora Big Band

Rui DinisRui Dinis

Há um ano atrás escreveu-se aqui…

Físico (força, energia e resistência)
A dançar ao som da orquestra. Formados em 2001 por dois alemães residentes em Portugal, o trompetista Johannes Krieger e o trombonista Lars Arens, a Tora Tora Big Band é um grupo de 12 músicos de seis nacionalidades diferentes (portuguesa, alemã, brasileira, americana, dinamarquesa e italiana ) com uma veia festiva levada aos píncaros. Toda a veia. “Tora Tora” é a expressão dessa corrente sanguínea. Quente.

Emocional (energia interior e peso emocional)
Celebração intensa, é isso mesmo e tudo isso, uma festa. Fruto de uma vontade comunitária, multicultural, os Tora Tora Big Band defendem a festa que fazem na cadência funk que dão ao sonoro world jazz que emanam. Energia pura ao som de um conjunto de trompetes, trombones, saxofones, percussões, baixo, bateria e teclados. Só falta confirmar ao vivo…

Intelectual (simbolismo e criatividade)
Caldeirão mágico. A inclinação jazz é apenas isso, uma inclinação, uma estrutura onde assenta toda imaginação do grupo. Tora Tora Big Band deambula alegremente por um leque vastíssimo de sonoridades, das africanas às brasileiras, das caribenhas às árabes, é o mais puro do world jazz…os trombones comandam.

Ouvir um cheirinho de Tora Tora Big Band.

capa de Tora Tora
“Tora Tora” – Tora Tora Big Band (Music Mob, 2006)

tipo World Jazz
sítio www.toratorabigband.org

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Comments 0
There are currently no comments.