Inesperadamente, ou talvez não…

“Onde Mora o Mundo” é um disco de canções resultante da parceria musical entre Afonso Pais e JP Simões. JP Simões, músico-compositor e escritor, com um percurso intimamente ligado ao universo das canções nas suas mais variadas vertentes estéticas, assina neste disco todas as letras. Afonso Pais, multi-instrumentista e compositor com formação musical na área do jazz, viveu e trabalhou nos EUA, colaborou com vários cantautores da MPB, e neste projecto compôs a música, assumindo os arranjos e direcção musical.
O disco condensa nas suas canções a escola da canção brasileira, a sofisticação jazzística do cancioneiro norte-americano e o espaço do improviso: fala-se, ou melhor, canta-se sobre a impossibilidade do amor, sobre as nuances do gozo que advém da melancolia, da humilhação e do auto-flagelo, sobre a ilusão do renascimento espiritual descartável e sobre zombies e políticos portugueses (…)
” (1)

Músicos de excelência, num disco excelente. A JP Simões e Afonso Pais (guitarras, voz, piano, “fender rhodes”, theremin, arranjos e direcção musical) há ainda a juntar, Carlos Barretto (contrabaixo), Alexandre Frazão (bateria), Jorge Reis (saxofone alto), Tomás Pimentel (fliscorne), Luís Cunha (trombone, “Eb Horn”, flauta), Guto Lucena (flauta em sol, flauta baixo) e o Quarteto ArtZen. O espanhol Perico Sambeat é o convidado especialíssimo, ouvindo-se o seu saxofone soprano em “Conversa de Esquina”.
Uma referência muito especial para o regresso às edições da editora Orfeu.

Ouvir Afonso Pais e JP Simões

capa de Onde Mora O Mundo
Afonso Pais e JP Simões – “Onde Mora O Mundo” (Orfeu, 2011)

| JAZZ |
www.myspace.com/jpsimoes
hwww.myspace.com/afonsopais

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.