São o vigésimo-segundo lançamento da Carimbo Porta-Jazz, na estreia dos Espécie de Trio (Hugo Raro – piano; Filipe Teixeira – contrabaixo; António Torres Pinto – bateria).
Desde que se juntaram como trio, têm vindo a explorar e descobrir tanto o repertório jazzístico, como temas originais, ou arranjos de temas dos mais diversos universos musicais, sem preconceitos ou preocupações do estilo em que possam ser enquadrados.
Com este repertório, constituído exclusivamente por canções dos anos 70 e 80 do século passado arranjadas à sua moda, fazem uma espécie de volta às origens. Foi a tocar versões que iniciaram, há mais de uma década, a sua caminhada em trio.
As músicas falam de sobrevivência, de solidão, de amor, de viver sem rumo, sem saber porquê, de necessidade de mudança, de libertação, de basta!
Temas pop, rock, folk, ou de intervenção, interpretadas por um trio de jazz; mas o que realmente interessa é a música, escolhida apenas pelo gosto próprio, independentemente do rótulo que carrega.