Depois de lançados dois LPs (“Song of the New Heart”, em 2007, e “Song of Distance”, em 2010) e um EP (“Tell the People”, em 2009), Mazgani está finalmente de regresso aos discos. Chama-se “Common Ground” (Vox, 2013) e foi editado no passado dia 8 de Abril.
“Neste disco, gravado em Bristol, berço da melhor música britânica das últimas duas décadas, Mazgani teve o privilégio de gravar com dois mestres da canção, John Parish (habitual colaborador de PJ Harvey) e Mick Harvey (ex-Nick Cave & the Bad Seeds, e também colaborador de PJ Harvey), de quem Mazgani se diz fervoroso admirador. “Não consigo imaginar a minha vida sem muitos dos discos onde o John e o Mick participam”, diz o escritor de canções. O encontro deu-se de forma natural “num almoço descontraído numa esplanada solarenga do Bairro Alto, aquando da visita da PJ Harvey a Lisboa, para apresentar o sublime “Let England Shake”, em dois concertos memoráveis. Foi aí que tive a oportunidade de convidar o John e o Mick para gravarmos um disco em conjunto, e eles, generosamente, aceitaram”.
O resultado é um disco denso e rico nas geografias que explora – não fosse Mazgani um cidadão e músico do mundo – primando ao mesmo tempo pela simplicidade e despojamento, expondo a voz e as histórias que são contadas. “Common Ground” revela um cantor/ compositor no pico da criatividade, dando primazia à palavra e à história que dela brota.” (nota de imprensa)
Para o dia 17 de Maio (21h), no CCB, em Lisboa, está marcado mais um concerto de apresentação do disco. {POP | OUVIR}