obaloba

Depois de “Mogul de Jade”, “Oba Loba” é a nova aventura deste par de indomáveis lobos: Norberto e João Lobo. Entre o folk e o jazz, fica “Oba Loba”:

“(…) A música é híbrida, ambígua, ambivalente, intersticial, e uma surpresa para quem pensar que as presenças, como “sidemen”, de Giovanni di Domenico, Lynn Cassiers, Jordi Grognard, Ananta Roosens, Daniele Martini ou Gregoire Tirtiaux, entre outros, são desde logo indicações de que a tónica geral é jazzística ou livremente improvisada. Não é. O jazz está lá, assim como os elementos folky, mas há mais para ouvir, muito mais, não sendo possível (ora ainda bem) classificar cada factor, cada influência, cada referência. Neste excelente título, está tudo em osmose, com as células a unirem-se em vez de tentarem uma divisão.

E o certo é que cada tema funciona como uma célula. As peças de “Oba Loba” têm todas curta duração. Não são propriamente miniaturas, mas funcionam como tal: sintetizam o que se quer dizer e logo terminam, por vezes com cortes abruptos e imprevisíveis. São como que apontamentos, esquissos, mas com a suprema ironia de serem pormenorizadamente compostos, orquestrados, interpretados e produzidos. Não é música feita por, e dirigida a, pessoas com défice de atenção: cada faixa foi tão elaborada quanto seria uma sinfonia inteira. O que se procura é o essencial, a essência das formas e dos sons, e este disco mostra-nos as descobertas feitas. São 10, e magníficas.” Nota de Imprensa

“Oba Loba” é uma edição da  Shhpuma. [OUVIR]

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.