Cinco anos passados sobre “Fado Ladino” (Raga, 2006) e os RosaNegra estão de regresso com um novo álbum. Grupo possuidor de uma identidade muito própria, os RosaNegra têm em “Fado Mutante” a sua nova proposta:
“(…) “FADO MUTANTE” sugere uma linguagem mais intemporal mas formalmente mais contemporânea, perspectivando o fado como um ser vivo que, pela sua condição, sempre há-de estar em permanente mudança. O resultado final é subtil e arrebatador, cool e apaixonado, ressonância duma diáspora passada e futura.
A banda dirigida pelo músico e compositor Rui Filipe, transformou-se num colectivo entusiasmante, cujos principais protagonistas são a voz de Jonas, que tanto é íntima como desgarrada; o violoncelo e o clarinete de Sandra e o violino de Cindy, que interagem entre si numa serpenteante desgarrada melódica; o acordeão, os teclados e as guitarras de Rui Filipe, alicerces dos temas, muitas compostas pelo próprio (…) Ao todo, são duas mãos cheias de canções originais, sugestões de fados que hão-de-ser, ora sombrios ora luminosos, mas sempre com luz própria.” (nota de imprensa)
“Curral da Mouraria” é o tema de avanço para o novo álbum. O disco vai estar nas lojas na próxima segunda-feira, 17 de Outubro.
RosaNegra – “Fado Mutante” (iPlay, 2011)
| FADO | FUSÃO |
pt-br.facebook.com/pages/RosaNegra-FadoProject