dianovo

Viviane está de regresso aos discos. Quarto álbum da sua carreira a solo, “Dia Novo” foi editado anteontem, dia 5 de Maio.

“(…) “Dia Novo”, que usa o nome da canção homónima, assente num poema do escritor José Luis Peixoto, é um disco com raízes marcadamente portuguesas, que recorre com frequência à guitarra portuguesa e aos sons do fado, visitando aqui e ali a “chanson” incluindo a habitual flauta e aqui também a melódica interpretada por Viviane, mas deixando de lado, desta vez, a presença do acordeão.
O álbum inclui também três versões de cantores estrangeiros, como Lhasa de Sela e Marcelo Camelo, do grupo Los Hermanos. Não negando as influências da sua juventude em França, uma vez que cresceu na região da Provence no sul, Viviane reinterpreta ainda “Comment te dire adieu”, numa versão actual de Serge Gainsbourg baseada na canção de Françoise Hardy, de 1968.
Num tom descontraído mas ligado ao que nos rodeia, o disco “Dia Novo” aflora ainda um tema central da atualidade, a emigração, com a música “Recomeçar”.
Com uma sonoridade homogénea, o álbum – resultado do trabalho de um ano – viaja até países como o México, com a canção “Era a Voz que Salvava”. Com letras de José Luis Peixoto, Tiago Torres da Silva, Fernando Cabrita (escritor e amigo de longa data), Hugo Costa, Pierre Aderne e da própria Viviane, “Dia Novo” tem a impressão digital e musical do guitarrista, produtor e compositor Tó Viegas. O novo trabalho conta ainda com a participação dos músicos convidados Custódio Castelo, Luís Varatojo na guitarra portuguesa e Zé Eduardo, no contrabaixo.
“Dia Novo”, um álbum pleno de felicidade e calor humano, quer antecipar os dias solarengos de primavera e verão, e tem chancela da editora ZipMix Records (…)” Nota de Imprensa

Espectáculos agendados:

10 de Maio – 21h30 – Clube de Tavira – apresentação do álbum “Dia Novo”
11 de Maio – 18h00 – Clube de Tavira – apresentação do álbum “Dia Novo”
De 1 a 15 de Junho – Digressão pela África do Sul e Moçambique
Outubro/Novembro/Dezembro – Digressão de Auditórios

“Do Chiado até ao Cais” é o single de avanço deste novo trabalho. [OUVIR]

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.