Há algo neste João de Lisboa que virá sempre do coração: a palavra. É uma constatação que vem do anterior “Nº1 – Sessão de Cezimbra” (FlorCaveira, 2008) e que se  mantém naturalmente transversal à música de João Coração. “Muda Que Muda” mantém essa ideia central. As coisas dizem-se porque há uma razão para se dizerem e porque há uma necessidade concreta de as compreender. E “Muda Que Muda” é um disco de palavra. Mais e melhor ainda. Mas não só.
João Coração tem muitos amigos e isso reflecte-se na sua música. Positivamente. Felizmente. Com João Coração, estão neste disco João Pinheiro e David Pires, na bateria e percussão, Miguel Gelpi no contrabaixo, Walter Benjamin na melódica, Manel Dordio na guitarra, Zaca no trompete e Lúcia Vaz Pato e Filipe Sambado no coro. Reflecte-se essencialmente no cuidado trabalho melodioso que atravessa todo o disco, percebendo-se isso claramente, e só por exemplo,  em “Muda Que Muda”, o tema que dá título ao disco, até na deliciosa vénia a “Road to Nowhere” dos Talking Heads. Mais luminoso, mais melodioso, “Muda Que Muda” transporta uma outra forma de João Coração ver os seus dias. Parecem diferentes, mais arejados. Todo o disco é um pequena delícia  sonora compactada em 40 minutos de prazenteira audição – sem ignorar o 2º Lado B oferecido para download.
“Muda Que Muda” é ainda marcado pelo sussurrar de João Coração. João Coração não grita para uma invisível multidão à sua volta; ele sopra para quem à sua frente se sentou de pernas cruzadas para o ouvir. Com toda a atenção. Com todo o prazer. É de novo aquele sussurrar do coração.
Embrulhado num manto de canções pop de influências country-folk e outras, “Muda Que Muda” é um belo álbum; registo final de uma mudança serena e acertada. Uma mudança para melhor.

Ouvir João Coração no MySpace

capa de Muda Que Muda
“Muda Que Muda” – João Coração (Florcaveira, 2009)

01 Canção para ficar
02 Passo a passo
03 Muda que muda
04 Abalada farewell
05 Sofia
06 Cadeiras Ocidentais
07 O avesso do começo
08 Istambul ou Budapeste
09 Abre a janela

género: pop
joaocoracao.caixaforte.org
www.florcaveira.com
www.myspace.com/florcaveira

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.