Parecesse possível ou não, a realidade tratou de o confirmar. Em boa verdade, o parecer, aqui, é apenas uma força de expressão, uma leve impressão de impossibilidade que nada tem a ver com a realidade. A realidade chama-se Osso Vaidoso, a leve impressão “Animal”. Sim, ele existe.
Depois, esta não é uma realidade totalmente nova, e mesmo sendo-a, numa outra perspectiva, a perspectiva do disco “Animal”, a verdadeira realidade mais não faz do que voltar a chamar ao palco duas figuras importantes da cena musical lusa das últimas décadas. Ana Deus e Alexandre Soares são os Osso Vaidoso. Ana Deus foi a voz feminina dos BAN, Alexandre Soares foi um dos fundadores dos históricos GNR, em conjunto, criaram na década de 90 um dos projectos mais interessantes de sempre da pop nacional: os obrigatórios Três Tristes Tigres. E claro que “Animal” tem alguns aromas desses Três Tristes Tigres. São suaves aromas.
O animal que aqui se solta é um animal reduzido ao poder da palavra e da guitarra. Da palavra bem dita e matematicamente imaginada para se encaixar numa guitarra explorada ao limite – com pequenas participações de João Pedro Coimbra (Mesa; Andrew Thorn), Tó Trips (Dead Combo; Ladrões do Tempo) e Gustavo Costa (Lost Gorbachevs, Motornoise, Most People Have Been Trained to be Bored, entre muitos outros). São canções directas, de palavras feitas enigmas que nos transportam para cenários diferenciados, às vezes deliciosamente estranhos. São canções felizmente amarradas pela força das palavras lusas, trabalhadas por amigos como Alberto Pimenta, valter hugo mãe ou a companheira de outras lutas, Regina Guimarães. “Animal” é de uma crueza e minimalismo cativantes, de uma simplicidade transformada pela enorme e teatral interpretação de Ana Deus. Belíssimo.
De resto, se não sabiam ficam a saber que o álbum está disponível para download legal e gratuito. O que, se não sabiam, quase não tem desculpa.
Osso Vaidoso – “Animal” (Optimus Discos, 2011) | ALTERNATIVA | Download Legal de “Animal”
www.myspace.com/ossovaidoso
www.facebook.com/pages/Osso-vaidoso
optimus.blitz.pt/discos