Mal ou bem, goste-se ou não, a música portuguesa tem conhecido interessantes desenvolvimentos na última década. São coisas novas a surgir, sangue novo, novas formas de fazer música sem nunca esquecer que há uma língua que nos é comum e nos une. Um novo impulso. Crescente a diversificação de propostas, inimaginável até há alguns anos atrás.
A actual facilidade em produzir e distribuir o produto cultural que é a música, em boa parte fruto da crescente importância da Internet e das novas tecnologias da informação e comunicação, trouxe para a ribalta um sem número de gente mais ou menos nova, de gente com sangue na guelra e capacidade de fazer tudo e tanto com tão pouco. Gente com vontade. Assim nasceu a editora FlorCaveira, como foram nascendo outros projectos mais ou menos semelhantes.
É neste cenário e conjuntamente com o seu trabalho de principal responsável pela FlorCaveira, que Tiago Guillul, também Pastor da Igreja Baptista, vem escrevendo a sua história da música portuguesa. Este é já o seu quinto capítulo, como sempre, também ele uma expressão de fé, uma forte crença num roque enrole quase sempre lo-fi. Um quinto capítulo despretensioso, apelo puro e humilde à diversão, num prazer partilhado com outros nomes como Rui Reininho, Samuel Úria, Joaquim Albergaria, Nick Nicotine, João Só, Jorge Cruz e alguns d’Os Pontos Negros. Uma espécie de comunhão em prol de um percurso feito de muitas histórias e influências do rock em Portugal. Este “V” transpira essa saudável e anacrónica variedade de propostas, de avanços e recuos pelas últimas décadas, não esquecendo nunca como as palavras nos podem ajudar a perceber a realidade dos dias de hoje. São cismas. São realidades mais ou menos complexas; a realidade das pessoas simples.
Às vezes invulgar, esta é também uma nova forma de música popular. Sem ideias fixas nem redundâncias, o importante é a vida; é a festa. “V” foi produzido pelo próprio Tiago Guillul e por Silas Ferreira.
“V” – Tiago Guillul (Florcaveira, 2010)
01 Agora
02 São Sete Voltas Para A Muralha Cair
03 A Febre Em 1993
04 Nabucodonosor
05 Canção Para O Doutor Soares
06 Sacudindo O Pó Dos Meus Pés
07 Praia Verde
08 Roma E Avinhão
09 Barreiro Rock City
10 O Meu Carcereiro
11 Canção Para A Maria Não Furar As Orelhas
12 Nem Um Só Cabelo Será Perdido