A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


OLHARES|”Meio Disco” – Os Quais

Rui DinisRui Dinis
Senhoras e senhores, os Quais! Apresentam “Meio Disco”, seis canções que rockam-popam-dançam em cima do tempo, sem medos. Um cd-zinho de altas e baixas referências mas também distraído quanto baste.”(1).

Sem racionalizar muito – porque não apetece e porque  não parece sequer ser necessário, “Meio Disco” é uma pequena doçura. Pode até ser meia doçura, no entanto, não deixa de ser mais um interessante registo da música portuguesa de 2009. Sem racionalizar muito – apenas um pouco, o que a dupla formada pelo essencialmente escritor, Jacinto Lucas Pires (voz e palavras) e o também pintor Tomás Cunha Ferreira (música) nos oferecem – com a importante ajuda de Bernardo Barata, João Lencastre, Péricles Cavalcanti, José Castro, José Tolentino Mendonça e Carlos Martins, é um pequeno mas inteiro disco. Sem querer racionalizar sobre a profundidade ou a sua originalidade em termos estéticos, “Meio Disco” expressa de uma forma livre o desejo puro e sincero de fazer música. Apenas música. Se “Um Bife no Chiado”, “A Rapariga da Caixa” ou “Lero-Lero”, encaminha Os Quais para um certo indie pop à portuguesa, já “Recado” e “Mondriânica” expressa um claro amor pelo que por terras de Vera Cruz se produz e/ou produziu. Numa terceira linha, a mais arrojada, Os Quais enveredam por um certo experimentalismo pop, tocando em áreas tão diferentes como o jazz e o spoken word; curioso “Caído no Ringue”. “Meio Disco” é um disco de narrativas; um disco onde se brinca com as palavras, com as coisas simples do dia-a-dia. Onde se brinca com aquela frescura tão pop.
Como produto pop, com o objectivo claro de se fazer ouvir, “Meio Disco” é tão descomprometido como prazenteiro, sendo as suas canções seis suaves afagos, feitos com seriedade e uma simplicidade pop. Não é ainda o disco  totalmente coerente que Os Quais um dia farão – imagina-se que sim, mas tem já todas as qualidades para não ser esquecido.
Meio já está!

ouvir

capa de Meio Disco
“Meio Disco” – Os Quais (Amor Fúria, 2009)

01 Um Bife no Chiado
02 Recado
03 A Rapariga da Caixa
04 Mondriânica
05 Lero Lero
06 Caldo no Ringue

género: pop
sítio

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Comments 2