Fadista barreirense, José Manuel Barreto acaba de editar um novo disco: “Fados”. São 15 fados numa edição da iPlay.

Habituado desde cedo ao mundo do espectáculo, tendo chegado a conviver com nomes como Tristão da Silva, Max, Maria de Lurdes Resende, Carlos Ramos ou Rui de Mascarenhas, José Manuel Barreto regressou em 2012 com um novo álbum, mais uma prova da sua enorme capacidade de emocionar, de nos proporcionar momentos de enorme e sincero prazer. Estranhamente, ou não, só em 1988 se estreou em disco, com “Amor Presente”, um álbum com produção musical de Luís Pedro Fonseca. Depois disso, ainda que longe do holofote mediático, afirmou-se em definitivo como fadista profissional, cantando em várias casas de fado.

O novo “Fados” traz-nos um José Manuel Barreto ainda mais maduro, com uma voz clara e  firme, capaz de entender na perfeição o que rezam as palavras e o choro que a música traz. Ao fadista, junte-se ainda as participações especiais de Celeste Rodrigues (voz) em “Volta Atrás Vida Vivida”, de Mário Laginha (piano, arranjos e produção) em “Chegam-me as Saudades” e Rui Veloso (solo de guitarra) em “Pranto”. Para além da participação pontual de músicos como Diogo Clemente, Mário Franco, Custódio Castelo ou Jorge Fernando, entre outros, um destaque principal para o trio que acompanha José Manuel Barreto: Ricardo Parreira (guitarra portuguesa); Marco Oliveira (viola de fado); João Penedo (baixo acústico e contrabaixo).

Excelente momento para recordar a voz e o fado de José Manuel Barreto; o amor, o sofrimento, a Lisboa fadista.

José Manuel Barreto – “Fados” (iPlay, 2012) | FADO | Ouvir José Manuel Barreto
www.facebook.com/josemanuelbarreto.fado

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.