RECORDAÇÃO“One Revolution Per Minute” – LX-90
Há 15 anos atrás!
A recordação de hoje faz-me recuar 15 anos no tempo e está intimamente ligada ao fim de um dos grupos mais carismáticos do pop/rock nacional: os Heróis do Mar.
Após o fim dos Heróis do Mar, Rui Pragal da Cunha e Paulo Pedro Gonçalves (com DJ Tó, Nuno Roque e António Garcia) lançaram-se naquilo que supostamente seria a primeira experiência musical portuguesa internacionalmente pensada – som, imagem etc. (na altura foi). Assim, antes de rumarem a Londres, onde formariam posteriormente os Kick Out The Jams, os Lx-90 deixaram-nos esta revolução por minuto, disco editada em duas línguas (português/inglês) e que ficaria para a história como o único registo discográfico da banda.
Tinha piada mas não resultou por muito tempo. Hoje voltei a ouvi-lo e 15 anos depois, esta revolução continua a ser um disco com uma certa actualidade (se é que a música perde a actualidade). Puxando a fita do tempo a 1990, recordo-me, vagamente, que na altura me criou algum impacto, era algo de diferente, tinha aquele balanço e aqui e ali aquele aroma nacional; com um corpo marcadamente pop, totalmente em linha com a onda internacional da altura, este “One Revolution Per Minute” duraria pouco mais do que isso (exagero claro!); nem cá, se calhar por estar um pouco à frente (recordo-me vagamente!), nem lá, onde a concorrência era demasiado forte e seriam apenas mais um. Fica a experiência, fica a boa onda e fica a recordação.
Pilar, Rita Guerra e Maria João participaram nas vozes.
“One Revolution Per Minute” – LX-90 (1990/BMG Ariola)
01 Da/Wah
02 Planet Love
03 Before God
04 Mirrors (Eu Espelho Luz Branca)
05 1 RPM
06 Sunflower
07 Mariana
08 Road to Redemption
Pop
hoje (27-02-2008)tava a ouvir a RFM e a rubrica “à séculos que não ouvia isto” e pensei se ligasse pa este programa quem escolheria…lembrei-me de LX90, de um álbum que foi pena não ter vingado em Portugal, uma grande sonoridade, um grande regresso da malta dos Heróis do Mar. Fica-me a recordação de ter ido ao 1º concerto desta banda que foi em Leiria numa discoteca que não me lembro o nome. Uma boa recordação