Esta é uma grande recordação do jazz nacional de 1976…
Andava há muito tempo para dedicar algum espaço a Rão Kyao na Trompa – confesso. Andava. Esteve quase, por ocasião da 3ª parte dos “Discos da Minha Vida” onde este “Malpertuis” quase entrou, mas não. Pois bem, é hoje.
Com uma história iniciada pelo jazz mas continuada pela vastidão do tradicional e da world music, Rão Kyao é desde há muito uma das mais importantes figuras da história da música portuguesa. Com quase uma vintena de discos editados, discografia iniciada exactamente com este “Malpertuis”, Rão Kyao tem um percurso musical marcado pelas fortes influências orientais que sempre o acompanharam.
“Malpertuis”, disco editado em 1976 pela Parlophone, é considerado o primeiro disco de jazz editado por músicos portugueses. É um disco histórico; não só por ser o tal do primeiro disco jazz editado por músicos portugueses, mas pela qualidade que dele emana desde logo – naturalmente. Obviamente marcado por uma linguagem jazz, “Malpertuis” vai um pouco mais longe e não se coíbe de um pequeno toque rock aqui, de uma influência mais oriental ali (induzido pela flauta em “Balada”) ou de uma textura mais experimentalista vista em “Zau”. Não é difícil ver logo neste primeiro disco toda a versatilidade e dinamismo estético de Rão Kyao, características que se viriam a confirmar de futuro com a diversidade dos caminhos trilhados pelo músico, alguns, coroados com enormes sucessos, como foram os casos de “Fado Bailado” de 1983 ou “Estrada da Luz” de 1984.
Neste disco, Rão Kyao (saxofones, flauta e percussão) fez-se acompanhar de Tony Pinho da Silva (pianos), José “Boots” Eduardo (contrabaixo e baixo), Joãozinho “Oiã” (bateria e percussão) e Very Nice (voz e percussão) e o resultado é…
Excelente.
Andava há muito tempo para dedicar algum espaço a Rão Kyao na Trompa – confesso. Andava. Esteve quase, por ocasião da 3ª parte dos “Discos da Minha Vida” onde este “Malpertuis” quase entrou, mas não. Pois bem, é hoje.
Com uma história iniciada pelo jazz mas continuada pela vastidão do tradicional e da world music, Rão Kyao é desde há muito uma das mais importantes figuras da história da música portuguesa. Com quase uma vintena de discos editados, discografia iniciada exactamente com este “Malpertuis”, Rão Kyao tem um percurso musical marcado pelas fortes influências orientais que sempre o acompanharam.
“Malpertuis”, disco editado em 1976 pela Parlophone, é considerado o primeiro disco de jazz editado por músicos portugueses. É um disco histórico; não só por ser o tal do primeiro disco jazz editado por músicos portugueses, mas pela qualidade que dele emana desde logo – naturalmente. Obviamente marcado por uma linguagem jazz, “Malpertuis” vai um pouco mais longe e não se coíbe de um pequeno toque rock aqui, de uma influência mais oriental ali (induzido pela flauta em “Balada”) ou de uma textura mais experimentalista vista em “Zau”. Não é difícil ver logo neste primeiro disco toda a versatilidade e dinamismo estético de Rão Kyao, características que se viriam a confirmar de futuro com a diversidade dos caminhos trilhados pelo músico, alguns, coroados com enormes sucessos, como foram os casos de “Fado Bailado” de 1983 ou “Estrada da Luz” de 1984.
Neste disco, Rão Kyao (saxofones, flauta e percussão) fez-se acompanhar de Tony Pinho da Silva (pianos), José “Boots” Eduardo (contrabaixo e baixo), Joãozinho “Oiã” (bateria e percussão) e Very Nice (voz e percussão) e o resultado é…
Excelente.
No Radio.Blog da Trompa está uma pequena loucura. Chama-se “Zau”.
“Malpertuis” – Rão Kyao (Parlophone, 1976)
01 Almada
02 Balada
03 Zau
04 Malpertuis
05 Líbano
Jazz