EXISTÊNCIAMoonspell em 12 actos

I As origens dos Moonspell remontam a 1989, quando Fernando Ribeiro e Ares formam os Morbid God.

II No Outono de 1992, a base dos futuros Moonspell estava criada.

III Já como Moonspell, a banda lança em Janeiro de 1993 “Anno Satanae”, primeira demo da banda composta por 3 temas.

IV Em Janeiro de 1994 é editado o mini-CD “Under the Moonspell” pela editora francesa Adipocere Records.

V Ainda em 1994, a reacção positiva a este trabalho desperta a atenção da Century Media que assina contrato com os Moonspell.

VI Já contratados pela Century Media, em 1995, os Moonspell lançam o seu primeiro CD longa-duração, “Wolfheart”.

VII Em 1996 surge um novo álbum, “Irreligious”. O videoclip de “Opium”, primeiro single, causa alguma controvérsia em várias televisões internacionais. O canal VIVA nomeia os Moonspell como banda revelação. Sucesso de vendas na Áustria, Itália e Alemanha.

VIII Em 1997, dá-se a participação no palco principal do Dynamo Open Air, fazendo dos Moonspell a primeira banda portuguesa a tocar no conhecido festival de Eindhoven, na Holanda.

IX “Sin/Pecado” é o quarto álbum dos Moonspell e foi editado em 1998.

X O novo álbum “The Butterfly Effect” é editado em 1999. Com uma exposição internacional cada vez maior, os Moonspell fazem a sua primeira tour nos EUA.

XI Só em 2001 é editado novo álbum dos Moonspell. “Darkness and Hope” de seu nome, volta a confirmar o peso internacional da banda.

XII Em 2003, numa iniciativa conjunta, são lançados “Antidote”, ultimo álbum dos Moonspell e o livro “Antídoto” de José Luis Peixoto, objectos artísticos que se pretendem complementares.

Sítio:www.moonspell.com/

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.