Os “roufenhos acordes megalo-fi e repetitivas batidas sub-pimba krautrock” – dizem para nos despertar a atenção…e despertam!
Mais atento e seguindo deliberadamente o zunzum levantado pelo recente EP deste novo grupo alcobacence, reafirmo estarmos na presença da “nova e pequena delícia pop alcobacence“… mais electrónica do que que propriamente alternativa e mais directa na abordagem, a música dos Spartak! (Tiago Matos, Marcio Rainho, Wagner Fernandes, Carlos Sousa, Miguel Nicolau e Nuno Ruas) convence-nos essencialmente pela sua leveza, frescura e pose descomplexada – esteticamente; esta é uma música criada para inundar com facilidade as playlists por esse éter fora com a mesma facilidade que nos inunda a memória e nos leva a trautear insistentemente as suas canções – O tema “Spartak!One” não nos deixa em paz, nem dúvidas.
Se é verdade que tudo começou em redor de um pequeno teclado para crianças, o resultado final, “Spartak!One”, devolve-nos naturalmente algo mais; se por um lado se mantém a mesma feliz infantilidade, simplicidade e ingenuidade criativa inicial, por outro lado, este é também um EP frontal, objectivo e consciente na forma como é abordada a sua criação – como aborda e como se orienta em termos estratégicos numa relação de objectivo>resultado. Com uma forte componente electrónica e não sendo pela extraordinária criatividade ou originalidade que o disco se arroga, este defende-se positivamente pela humildade com que impõem o seu conceito pop – electrónico – feito de redundâncias rítmicas mas construído de forma a garantir – sem dúvida – momentos de grande descontração e positiva energia – na pista ou fora dela. Essencialmente, são canções bem construídas, com pequenos pormenores de composição que aqui e ali as diferenciam e que facilitam, de todo, uma fácil assimilação pelo público.
Como primeiro EP, “Spartak!One” é sem dúvida um disco prometedor, uma experiência inicial muito interessante que deixa antever um crescimento estético capaz de transformar os Spartak! num dos produtos mais calorosos da pop nacional – que bem precisamos.
Spartak! em frente!

Fazer download do EP “Spartak!One” (apontar a download…). Por AQUI há Spartak! no MySpace.


“Spartak!One” – Spartak! (2006/Edição de Autor)

01 Sparta!One
02 King Tubby
03 Monsters
04 Like It’s Alright
05 The Parsecs

Pop/Alternativo/Electrónica
www.spartakonline.com
spartakone@gmail.com

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.