23:42…uma experiência!
Alfredo Costa Monteiro nasceu no Porto em 1964 e vive desde 1992 em Barcelona; artista multimédia e plástico, poeta visual, como músico tem na guitarra eléctrica e no acordeão os seus principais companheiros. Improvisa desde 1995…na área da experimentação o gira-discos é igualmente instrumento. É membro do colectivo IBA col.lectiu d’improvisació e dos grupos Cremaster, i treni inerti, Neumática e Mut. A discografia já é extensa.
O resto vive em constante movimento. Em constante experimentação. A alienação. Lançado pela Audiobot em CD-R, “Z=78 (pt:195.09)” é a nova aventura de Alfredo Costa Monteiro pelos meandros da improvisação, da criação sonora de densas paisagens electrónicas, genericamente noise; são momentos de pura improvisação, de manuseamento de um tal gira-discos mais que inquieto. Desperto. O som ou a vida dos pequenos objectos, anónimos, até na vontade que os orienta. São mais de 20 minutos de uma improvisação, senão única, esteticamente especifica, própria, vital como é normal no melhor dos improvisadores; Alfredo Costa Monteiro é um dos improvisadores nacionais mais conceituados não só por cá mas também – quiçá principalmente – além fronteiras. Sem rumo, perdido de lógica, é este o deambular de uma agulha em desvairo por um sei lá de superficíes em desejo. O explorar sonoro na ponta de uma agulha…porque não!
Esta é uma edição limitada a 110 exemplares.

Ler entrevista de Rui Eduardo Paes.

Ouvir “Rubber Music”, editado em 1999 por Alfredo Costa Monteiro em mp3 (Hazard Records).


“Z=78 (pt:195.09)” – Alfredo Costa Monteiro (2006/Audiobot)

01 Z = 78 (Pt : 195.09)

Experimental
Sobre Alfredo Costa Monteiro: 1 2 3.

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.