“Noire” é o mais recente registo dos In Tha Umbra. “Noire”, serve igualmente para nos lembrar que os algarvios In Tha Umbra levam já 15 anos de estrada.
Este é um EP com apenas quatro faixas, em 22 minutos, uma delas, uma regravação, uma outra, com menos de 2 minutos. Sobram os dois grandes momentos do disco: “Intangível” e “The Weight of Fire Shall Harvest the Wine of Twilight”. São 15 minutos que nos fazem lembrar o que os In Tha Umbra criaram em “Thus Open Thine Eerie Wings Like An Eagle And Soar The Winds Of Chaos” (Agonia Records, 2008), acentuando esse caminho numa direcção bem concreta. O caminho que os levará certamente a um novo álbum. Ao death/black-metal de sempre, bem reconhecível na reposição de “Shadow, Caressing Shadow”, o grupo contrapõe com o acentuar de algumas ideias lançadas no disco de 2008. Genericamente, ouvimos um grupo cada vez mais ligado a fortes e atmosféricas harmonias de pendor progressivo. A duração dos dois principais temas, permite como que uma construção em camadas articuladas entre si; são várias vozes; várias acentuações; diferentes estilos; diferentes velocidades. São muitos os cenários desta nova dimensão dos In Tha Umbra. Uma dimensão onde a língua portuguesa tem e terá certamente um papel importante.
Sem mostrar grandes novidades, “Noire” mostra que os In Tha Umbra continuam a trilhar o seu caminho; o caminho certo, com agressividade e melodia.

Ouvir In Tha Umbra

capa de noire
In Tha Umbra – “Noire” (Edição de Autor, 2011)

01 Intangível
02 Shadow, Caressing Shadow
03 The Weight of Fire Shall Harvest the Wine of Twilight
04 Alva Angústia

| DEATH-METAL |
www.pentagramma.net

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.