Com o novo álbum ainda em espera, o tal sucessor de “Iblussom” (Tigres de Bengala, 2007), os Trabalhadores do Comércio presentearam-nos em 2010 com um EP promocional que é um belo aperitivo. É uma espécie de meio-termo entre os Trabalhadores de “Chamem a Polícia” e “Taquetinho ou Lebas no Fucinho”, e uns Trabalhadores mas modernos, com uma sonoridade bem mais composta; um rock mais claro e determinado. Digamos que “No Colo do Douro” faz-nos recuar um pouco no tempo, enquanto que o  “Gladiador” é a expressão máxima de uns Trabalhadores do Comércio bem mais convencionais. Por aqui, gosta-se mais dos Trabalhadores de o “Gladiador”, o tema mais interessante do EP. “Àbestruzurbana” é a representação de um certo meio caminho, enquanto “O Voto Útil” anda também bem mais perto de tempos antigos.
Em resumo, é  a história dos Trabalhadores do Comércio que está neste disco. Sempre com aquela boa disposição e agora maior argúcia, a banda de Sérgio Castro (voz e guitarra), João Médicis (voz e guitarra), Álvaro Azevedo (bateria), Jorge Filipe (teclados) e Miguel Cerqueira (baixo), soube adaptar-se aos novos tempos, a uma nova realidade.  Já nem o sotaque é que o era. O que também faz sentido.

Ouvir Trabalhadores do Comércio

capa de Gladiador
“Gladiador” – Trabalhadores do Comércio (Tigres de Bengala, 2010)

Áudio
01 Gladiador
02 Àbestruzurbana
03 O Voto Útil
04 No Colo do Douro

Vídeo
01 Gladiador
02 No Colo do Douro
03 Cordábida
04 Ispáncame

género: rock
trabalhadoresdocomercio.org

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.