uma a uma

“…Por Um Punhado de Bandas” – Vários Artistas

Por em 26 Mar 2011

“Oito músicas. Oito filmes. Uma região.”
Foi este o mote utilizado para o CD que acompanhou a 4ª edição da Perspectivas, uma publicação gratuita de divulgação cultural da responsabilidade da ECO – Associação Cultural. A ideia é simples e teve como ponto de partida um convite a oito projectos da região de Leiria para criarem temas alternativos à banda sonora de outros tantos filmes. Assim nasceu o projecto “… Por Um Punhado de Bandas”; The Allstar Project, Monomonkey, Canker, Beijo Negro, Homem de Marte, Gahnah, A Last Day On Earth e The Spiteful, foram os convidados. Sobre o resultado:

01 Monomonkey – “The Infinity and Beyond” (Toy Story:Os Rivais) – São uns Monomonkey quase sempre animados por pequenas coisas sonoras e teclados MIDI. Bem suave. Mas depois acelera, e bem…

02 Canker – “I am a Nightrider” (Mad Max: As Motos da Morte) – Uma sonoridade bem encaixada no universo visual de Mad Max. Velocidade. Agressividade.

03 Beijo Negro – “Your Body (Fatigué Dans Mes Bras)” (O Último Tango em Paris) – Uma das abordagens mais interessantes, a pensada pelos Beijo Negro de Nuno Gomes (instrumental) e António Cova (letra e voz). Entre o spoken-word e um canto mais clássico. Em português.

04 A Last Day on Earth – “Silence” (O Silêncio dos Inocentes) – Sem ser muito clara a ligação ao filme, o grupo seguiu a ideia da turbulência interior, da agitação psicológica. Por aí, conseguiram.

05 Gahnah – “The Great Dictator” (O Grande Ditador) – Charlie Chaplin e Tiago Granja num duo intenso. É a voz de ambos que se ouve, sobre os arranjos suavemente fluídos de Tiago Granja.

06 Homem de Marte – “O Louco Normal” (Voando Sobre Um Ninho de Cucos) – Marciano (voz) e Rui Pereira (arranjos) num louco normal que se expressa em português. E bem, sobre uma programada e intensa camada de sonora.

07 The Spiteful – “The Job” (Cães Danados) – Tudo por um assalto, aqui, bem materializado por uma excelente peça dos The Spiteful. Violento, claro.

08 The Allstar Project – “Por Mais Alguns Euros” (Por Mais Alguns Dólares) – TAP em versão western. Para o caso, iguais a si mesmos, naquele jeito instrumental inconfundível.

Na ligação que se segue podem ouvir o disco na íntegra.

Ouvir “…Por Um Punhado de Bandas”

capa de Por Um Punhado de Bandas
“…Por Um Punhado de Bandas” – Vários Artistas (ECO, 2010)

www.eco-associacao.com
eco-associacao.blogspot.com

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Os últimos…de há muito
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.