Prólogo | Parte I | Parte II | Parte III | Parte IV

IV PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO (CONT.)

Estabeleça uma periodicidade fixa para a sua newsletter, utilizando genericamente o e-mail para assuntos mais urgentes.

Evite o envio exagerado de e-mails, principalmente se a informação é pouco relevante e repetida. Evite o SPAM.

Não envie informação para todo o lado, só por enviar. Por lei, o envio de mensagens publicitárias electrónicas carecem do consentimento prévio do destinatário.

Inclua no e-mail informação relativa à remoção da subscrição da newsletter, ou como o destinatário deverá agir caso queira deixar de receber os e-mails em referência.
EXEMPLO: Esta mensagem é enviada tendo por base o Decreto-lei Nº7/2004 de 7 de Janeiro. Segundo este, um e-mail não poderá ser considerado SPAM sempre que incluir uma forma de ser removido. Para remover o seu e-mail da nossa lista, devolva-nos uma mensagem com a palavra “REMOVER” na linha de assunto.

Com o intuito de evitar que as suas mensagens sejam marcadas como SPAM, artistas e promotores devem conhecer algumas das regras relativas ao envio de correio electrónico em massa. (Cfr. http://goo.gl/D782)
EXEMPLO: Não é mesmo nada incomum encontrar bons e-mails na pasta de SPAM do Gmail, por exemplo.

Sempre que desejar enviar um e-mail para vários destinatários, utilize o Cco (com cópia oculta), em inglês, Bcc (blind carbon copy). Desta forma, poupa a identidade dos restantes destinatários e poupa-se a si a alguns constrangimentos.

Componha a área de assinatura do e-mail com informações relativas ao seu projecto: nome; e-mail; websites; e telefones, se for caso disso.

Sempre que necessário, acompanhe os e-mails com os materiais promocionais considerados adequados à situação (fotografias; músicas para download; biografia; cartazes; capas dos discos; notas de imprensa; etc.).

Quando for caso disso, em e-mails ou notas de imprensa, textos e fotografias deverão vir devidamente creditados aos seus autores. Como é normal, o seu a seu dono.

Confirme se o seu e-mail tem mesmo toda a informação necessária sobre o assunto em referência -os anexos, por exemplo.
EXEMPLO: Em e-mails relacionados com a divulgação de concertos, esquecer as horas ou o local exacto do evento não é nada aconselhável.

Download Gratuito | Ler

musica, net e blogs 2 edição

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.