Prólogo | Parte I | Parte II | Parte III | Parte IV | Parte V
IV PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO (CONT.)
Dê particular atenção à informação relativa a concertos previstos para locais de difícil acesso; disponibilize um mapa online ou as coordenadas do sítio.
Pondere a utilização de informação bilingue ou mesmo trilingue, tanto em websites como em notas de imprensa. O uso do português deverá ser obrigatório, naturalmente.
Invente-se algo diferente mas não se deixem sites eternamente em construção – ou sem actualização. É frustrante e dá uma imagem pouco abonatória sobre o artista em causa.
Não deixe passar datas programadas para determinadas acções. Se tal acontecer, dê feedback sobre os motivos do atraso. De outra forma, pode dar uma imagem pouco profissional do seu projecto.
Se não pretenderem esperar pelos robots do Google, Bing, Sapo e companhia, adicionem o vosso website ou blog ao maior número possível de motores de busca e outros serviços similares.
É importante que acompanhe o lançamento de um novo disco com uma nota de imprensa completa e cuidada – em papel ou digital.
EXEMPLO: Esta poderá incluir: breve biografia da banda – com a formação actualizada; pequeno historial sobre a produção do disco como parte ou não de um texto de apresentação do mesmo; fotografia do artista/banda; capa do disco; contactos e websites.
Disponibilize widgets com músicas e/ou notícias de forma que os seus fãs os possam utilizar nos seus blogs ou websites pessoais.
Pondere a possibilidade de divulgar o seu trabalho em suportes móveis – smartphones, tablets, etc. Seja adaptando o seu website para estas plataformas, seja criando aplicações próprias.
Pondere a disponibilização gratuita de singles para download.
EXEMPLO: Se em boa qualidade, pode permitir que rádios de todo o mundo façam download e os utilizem nos seus programas; rádios convencionais ou online; em Portugal ou noutro país qualquer.
Disponibilize para audição alguns dos seus temas. Entre mostrar alguns temas, disponibilizar os típicos 30 segundos de cada tema ou deixar mesmo ouvir todo o disco, o fundamental é poder mostrar a arte que faz.