walks_r

Já conhecíamos “Backfire”, o tema de avanço para o novíssimo EP dos The Walks, “R” (Lux Records, Levemusic, 2014), é tempo agora de conhecer todo o disco pelas palavras dos próprios The Walks.

BACKFIRE
Foi a primeira música do EP que compusemos (se a memória não nos falha), num dos primeiros ensaios, numa altura em que ainda não sabíamos muito bem com que roupa vestir as músicas. Tornou-se numa música muito especial para nós porque foi feita muito instintivamente, e por isso talvez faça transparecer um pouco o espírito e a intenção forte com que iniciamos o projeto. A própria letra da música é forte, fala de luta interior e de adversidades, o que dá ao tema essa carga simbólica. É um tema também muito forte ao vivo, onde tentamos passar essa energia para o público.

REDEFINE
A Redefine surgiu num dos primeiros ensaios também. O John tinha a letra escrita e nós fizemos a parte musical que nos pareceu encaixar bem nessa letra. Contudo, depois de terminada a música não nos gerou grande entusiasmo e decidimos deixá-la de lado. Mais tarde, na fase de pré-produção do EP, e já com outra perceção musical, decidimos resgatar a música e dar-lhe uns toques finais. A música ganhou uma expressão incrível e decidimos imediatamente gravá-la, o que nos parece muito curioso, pois o tema foi de 8 para 80, e de repente uma música que estava no “corredor da morte” é a nossa grande aposta para o EP. Podemos dizer que foi um processo de “redefinição” bem-sucedido!

the_walks

BEFORE AND AFTER
Este tema foi construído a partir de uma letra do John, ainda numa formação inicial, sem o Hélder na bateria, e foi depois arranjada já com a formação completa. Faz também parte da primeiríssima geração de músicas que compusemos, mais “roqueiras” e diretas ao assunto. Tal como a Backfire, é um tema que bate com o punho na mesa e expressa bem a honestidade com que nos entregamos à música e a nossa força de vontade perante certas adversidades iniciais.

RIDING THE VICE
É um tema que nos fala dos vícios da vida. Foi talvez a ultima das músicas a compor, e foi um tema que quisemos diferente, mais groovy. Tal como a Redefine, esta música também esteve muito em dúvida para o EP, o foi o Victor Torpedo, que produziu o EP, que insistiu para que o
tema fosse incluído. Ele gostou tanto do tema que num ensaio em que ele esteve, decidiu pegar na guitarra e começou a tocar licks pela música fora. Nós ficámos naturalmente entusiasmadíssimos, porque o Victor é um guitarrista incrível e elevou a música a um nível muito para lá do que estava, e isso foi muito bom. Como ele tinha feito tão bem à música, fez todo o sentido que ele participasse nesse tema do EP. O Victor foi então ter connosco ao estúdio, no Porto, para gravar a parte dele e em apenas um take gravou a pista de guitarra incrível que faz no tema. Também nos acompanhou em alguns concertos onde tocou guitarra neste tema, e torna-se sempre muito divertido tocar com ele ao vivo.

Próximos concertos:

19.09 – Madrid – El Perro (com Idealipsticks)
20.09 – Cáceres – Festival EuropaSur
26.09 – Lisboa – Sabotage
27.09 – Lisboa – FNAC Chiado [OUVIR]

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.