A banda algarvia que se caracteriza pela originalidade das composições e pelo carácter multi-instrumentista dos 3 músicos que a compõem, apresenta o seu primeiro LP – Retratos Cinéticos – no dia 19 de Março no Teatro Municipal de Faro. É uma obra híbrida, que junta livro de fotografia e edição discográfica num único objecto. A música é original de OrBlua, as fotografias são inéditas de Jorge Jubilot. A banda de Faro e o fotógrafo de Olhão, juntam-se para um trabalho que pretende ser um retrato da região algarvia.
RETRATOS CINÉTICOS tem um duplo sentido, simultaneamente invoca o nascimento do cinema com a técnica de animação de fotografia, mas é igualmente referência a CINETICUM, como era conhecida a região do Algarve no período de domínio romano. A sucessão de imagens, de sons e de textos, fazem de RETRATOS CINÉTICOS, um filme que mostra o Algarve.
O disco com 11 temas celebra a região algarvia, sendo cada tema uma imagem do Algarve, da cultura e das tradições, das suas gentes e dos seus costumes. Uma visão contemporânea da identidade algarvia, procurando no património as raízes da essência do povo e da cultura do Algarve.
São músicas e letras originais que falam sobre diversos temas do Algarve, desde a pesca, aos tradicionais moinhos (maré, vento, água), às amendoeiras, até a um alerta ecológico no Cabo de S. Vicente, à desertificação da Serra do Caldeirão ou sobre uma volta por toda a região.
No meio dos temas originais apenas uma excepção, um tema da autoria de Sérgio Mestre, em género de homenagem ao músico de Tavira. O tema Calendário tem como convidado um amigo de Sérgio, Janita Salomé, com quem ele colaborou inúmeras vezes.
Destacam-se ainda os outros convidados, Gaiteiros de Lisboa, no tema Tempo Estado e o tema Quem Manda Aqui Sou Eu, baseado nos Bailes Mandados. Este tema foi encomendado aos OrBlua pelo realizador Tiago Pereira para a série O Povo Que Ainda Canta. O tema acabou por dar nome ao episódio dedicado ao Algarve.
São 11 temas sobre o Algarve e são 11 as fotografias tiradas por Jorge Jubilot, para tornar cada música, um postal ilustrado da região.
RETRATOS CINÉTICOS É um trabalho feito no Algarve, sobre o Algarve, para o Algarve e para todo o mundo.