Votado aos prazeres da música instrumental; foi assim, o final de tarde deste último domingo. Foi o que senti, poucos minutos após reincidir na audição do EP de 2007 dos Gnomon, grupo hoje composto por Tiago Machado – guitarras, Carlos Ribeiro – guitarras, Mário Gonçalves – bateria, Carlos Barros – percussão, Rui Ferreira – piano e acordeão, David Leão – flauta transversal e gaita de foles e Bruno Rodrigues – baixo. Desde 2002, com base em Joane (Vila Nova de Famalicão).
Gnomon viaja pelas raízes; de Portugal, do mundo, Gnomon faz uso de uma vasta panóplia de instrumentos, transportando-nos, através da sua música extraordinariamente ambiental, por vales e serras, extensos campos de uma vida verdejante. De coração ibérico, celta, a música dos Gnomon é um transbordar de influências étnicas; uma viagem hipnotizante por paisagens sonoras deste enorme mundo – marcada por uma forte identidade. Sem se sentir a falta de uma voz, a complexidade, a inteligência com que são arrumados os vários instrumentos, elevam à pureza a música dos Gnomon. A leveza de uma tendência fusional, subtil, que nos leva a sentir o aroma das mais variadas paisagens sonoras; prog, folk, jazz ou apenas a inspiração de uma alma lusa na diáspora.
Equilíbrio, harmonia e prazer…bela estreia

som Gnomon.


“Gnomon” – Gnomon (Edição de Autor, 2007)

tipo World/Instrumental
e-mail gnomon.gnomon@gmail.com

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

3 thoughts on “EM SÍNTESE|”Gnomon” – Gnomon”
  1. Estive a ouvir. Parecem muito promissores estes meus quase vizinhos…

    :)

    Boa descoberta.

    (Pareceu-me que um dos membros é o dos Symphonix, não é verdade?)

Comments are closed.