breves

Concerto “Memória Suspensão e Matéria” em Serralves

Por em 15 Set 2013

Um concerto com Gustavo Costa, Jonathan Saldanha e Pedro Tudela. Vai ser no dia 21 de Setembro, às 19h no Auditório de Serralves:

O ciclo Matérias Vitais regressa dia 21 de Setembro, às 19h, com um concerto que reúne três artistas do Porto reconhecidos pelo trabalho na música experimental e arte sonora. Gustavo Costa, Jonathan Saldanha e Pedro Tudela foram convidados a criar um projeto novo com base na obra do compositor norte-americano Alvin Lucier. O trio constituiu-se assim para a construção do concerto Memória, Suspensão e Matéria, onde são operadas as propriedades inerentes às matérias sonoras.

A fisiologia dos materiais, a ressonância, a vibração e o espaço são explorados neste concerto a partir da seleção de três peças de Alvin Lucier (Music for Pure Waves, Bass Drums and Acoustic Pendulums; Gentle Fire; Music for Piano and Magnetic Strings), adaptadas, modificadas e articuladas livremente por este coletivo.

Co-fundador da Sonic Arts Union e colaborador das companhias de Merce Cunningham e de Viola Farber, Alvin Lucier é uma das figuras de proa no desenvolvimento do campo da arte sonora. As suas experiências pioneiras exploraram, por exemplo, o potencial que assumiam para a composição musical a notação dos gestos dos intérpretes, a utilização de ondas cerebrais, ou a geração de imagens pelo som.” Nota de Imprensa

Os bilhetes custam 5€ e estão à venda em www.serralves.pt.

[EVENTO]

memoriasuspensao

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Os últimos…de há muito
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.