Chama-se “Like Mice and Heroes” e é a expressão do saudado regresso aos álbuns dos Bypass. É assim o novo álbum dos Bypass, faixa a faixa:
01 God Knows You’ve Got Me Hanging
É um tema que incita à reacção! Reage, força! Este é também o tema para o qual fizemos o vídeo realizado pelo Videoclip Mastermind Edgar Ferreira.
02 Someone’s Got Something To Burn
Queimar o que está a mais ou talvez não.
Duas iterações dão, o mote a este tema (AAB).
03 Flags And Armours
Quisemos que este tema fosse um momento mais delicado em que a guitarra acústica e a voz se misturassem com os instrumentos mais eléctricos e que essa mistura servisse uma melodia e harmonia sempre evolutiva e deambulante.
04 Bears Are Closer
Em 2009, apareceu em plena Ljubljana, um urso. A Eslovénia tem ursos em determinadas florestas mas visitas a ambientes citadinas são mais que raras. Este episódio é ainda irónico, para além de insólito, porque o urso se dirigiu directamente ao Zoo local e, mais concretamente à bilheteira! Depois de capturado e devolvido ao seu ambiente natural, o urso regressou à cidade, aparentemente inebriado pela fragrância de uma fêmea que estava com o cio nessa altura…
05 Selling Hearts
Dos primeiros temas a nascer do disco. Força, ironia e doçura, aliadas, tendo como resultado um dos temas mais “dançantes” do disco, apesar de ter um compasso não muito usual. Indicativo de algum caminho que talvez venha a ser mais explorado no futuro. Tema com propriedades melífluas.
06 I’m On It
O tema que gerou mais discórdias. Uma canção rock/pop directa e simples, com pequenos apontamentos rítmicos interessantes que passam quase despercebidos. A letra versa sobre a inconsistência a redundância a esperança!
07 Aspartame
Aspartame ou aspartamo é um adoçante artificial e que não engorda! Há todavia, teses que defendem que o consumo regular de aspartame afecta o normal funcionamento do cérebro. Não se sabe em que medida, mas nós fizemos uma banda sonora para esse estado mental de artificial doçura.
08 We Strike Like Mice And Heroes
É o tema que sugere o título do disco e que é um longo crescendo de três minutos. A voz aparece bem já no fim e expõe a contradição, incoerência, ou talvez paradoxo, contida no título.
09 Gold Figures
Este tema nasceu da linha minimal do baixo e do contraste bruto com as partes mais fortes em que as vozes dão lugar à fulgurante entrada e percurso de guitarras e baterias imparáveis. No início dava pelo nome de Motherfucker’s Pussy.
10 Flutisch
Esta música divide-se em duas partes. Uma primeira mais acelerada e que os instrumentos vão aparecendo em camadas sucessivas e uma segunda que é sobretudo uma massa nebulosa movendo-se lentamente, sendo por vezes interrompida por estertores conjuntos que por fim terminam em bonança.
11 Hey Alien! Come, Alien
Para este tema, quisemos experimentar um arranjo com instrumentos diferentes daqueles que tocamos e escrevemos para sopros – madeiras; flauta transversal, clarinetes e vários fagotes convivem em jocosa e delicodoce jovialidade junto com uma voz serena mas emotiva.
“Like Mice and Heroes” – Bypass (Raging Planet, Edição de Autor, 2010)
www.myspace.com/ragingplanetrecordsportugal