A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


The Allstar Project – “Into The Ivory Tower”

Rui DinisRui Dinis

Este é um momento de comemoração. O novo disco dos The Allstar Project já está na rua. São 10 anos de existência, marcados com o lançamento de um segundo álbum de originais.

(…) “Into The Ivory Tower” faz jus à música fílmica que sempre caracterizou os TAP, mas eleva-a a um patamar, dramático e emotivo, novo no seio da banda. As paisagens sonoras já não são de longas e lentas incursões desérticas ou de epopeias galácticas contemplativas. São agora de avassaladoras tempestades, de águas agitadas, de visões e de cenários apocalípticos, de farpas agrestes, e de catárticas rebeliões – como muito bem ilustra o espantoso desenho de Thomas Cole na capa do disco. Mas, no meio do vendaval sónico esmerilado e polido, continuam a irromper a bonança, a esperança, e novos raiares de sol. Ouça-se “Pyramidal” ou o apoteótico e grandioso “Light For A Thousand Nights” – tema que encerra o disco de forma brilhante – e perceba-se o que aqui se afirma.
Na muralha de três guitarras, construída por camadas autónomas, vislumbra-se agora com maior nitidez a filigrana, reveladora do descarado primor técnico que cada músico dos TAP revela hoje. Esta excelência de apuro é naturalmente extensível à secção rítmica que continua inventiva, competente, e determinante nas variações que a banda opera em cada tema, como por exemplo no lindíssimo “Alignment” – uma composição de ambientes bizantinos e levemente arábicos, com o violino da convidada Filipa Cortesão a conferir o adorno certo a uma peça que encerra em si uma misteriosa portugalidade, coisa que se sente e que dificilmente se explica (…)
.” (Carlos Matos)

Um regresso em grande da banda leiriense, um quinteto formado por Ramon, Nuñez e Sawyer nas guitarras, Paco no baixo e Velásquez na bateria. O próximo concerto de apresentação está marcado para 21 de Abril, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Ouvir The Allstar Project

capa de Into The Ivory Tower
The Allstar Project – “Into The Ivory Tower” (Rastilho Records, 2011)

| ROCK INSTRUMENTAL |
www.theallstarproject.com

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Comments 0
There are currently no comments.