novidades

Caruma regressam com “Hóstia de Mentol”

Por em 18 Jun 2016

hostiadementol

Os Caruma têm novo disco…

“A Caruma é uma banda folk de Leiria que canta o país e as suas impaciências. Apresentaram o seu primeiro disco homónimo em 2010.

O universo da Caruma está entre um velho e um novo Portugal e sugere que estes nunca se encontram, que o machismo e a tradição ainda andam lado a lado e que o Portugal de hoje está ainda para se encontrar, perdido no meio de tanta globalização. A sonoridade passa pelo tradicional folk português mas também pelos frenéticos ritmos do leste da Europa, alternando com melodias mais simples que transportam desamor e relações mal resolvidas.

A Caruma quer-se solta, seca e não tem compromissos com quem a escuta. Há temas corrosivos, há palavras proibidas e há o normal nestas coisas, falar do que se quer falar como se quer falar.

Passados seis anos, com a rodagem adquirida em dezenas de espetáculos e com uma enorme visibilidade conquistada, a Caruma está de volta, com a edição do segundo álbum de originais, Hostia de mentol. Neste disco, a banda busca um inconformismo onde a Poesia tem de ser verdade e onde a Arte dá início à mudança.

Para a Caruma, a Música deve ser expressão de autenticidade e de intervenção social, e reflexo de um projeto de cidadania transparente. Assim, da capa às letras, em Hostia de mentol tudo é provocação, de forma mais ou menos explícita, irónica ou metafórica. Mas também há amor, ternura e introspeção.

Desenvolvendo o rumo traçado no primeiro disco, no universo musical da Caruma, as melodias, os ritmos e os instrumentos servem mais para enriquecer a mensagem do que propriamente para etiquetar o grupo, cuja sonoridade não se quer catalogada ou arrumada numa qualquer prateleira. A diversidade sonora é assim um meio e não um fim, o que confere uma coerência ímpar ao grupo: pop, fado, valsinhas e música tradicional portuguesa convivem lado a lado, numa harmonia devidamente articulada.” – Nota de Imprensa

“Boa Educação Imoral” é o tema de avanço.

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Artigos Recentes
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.