A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


“Cold Comfort” – Painted Black

Rui DinisRui Dinis

O que dizer de “Cold Comfort”? Talvez dizer que é o responsável por um longo arrepio que se mantém praticamente constante ao longo dos seus quase 56 minutos. É verdade. Talvez cansados de serem referenciados como a eterna promessa do underground metálico nacional, fruto em parte da edição de alguns registos mais curtos mas bem acarinhadas pelo público, os Painted Black ofereceram-nos em 2010 algo verdadeiramente impressionante. Ofereceram-nos um DISCO. Ofereceram-nos a prova.
Finalmente a prova, em grande formato…
“Cold Comfort” é um excelente disco. E começa logo por “Via Dolorosa”, um tema onde parece caber um disco inteiro, tal a profusão de experiências que suscita. Ouvido este, o tema de abertura, não é difícil imaginar o que se segue. E a produção de Pedro Mendes e Daniel Cardoso não explica tudo. O que se ouve em “Cold Comfort” é a expressão de uma maturidade, função criadora de um metal moderno, atractivo, fruto de um trabalho quase perfeito ao nível da composição, do trabalho vocal e da técnica instrumental; é paixão. Incrivelmente melancólico, “Cold Comfort” cruza com alguma subtileza e bastante coerência, os sons mais pesados, mais violentos, com os outros, mais tristes, mais serenos. Subtil no equilíbrio dos instrumentos – que guitarras – da voz – que trabalho de Daniel Lucas; nas transições. Comum aos dois, apenas o sofrimento, a negritude da noite. Apenas as tensões, ora góticas, ora progressivas, as mesmas que conferem um certo requinte ao doom metal dos Painted Black. Fascinante arrepio; um arrepio que não cansa.
O que dizer então de “Cold Comfort”? Talvez dizer que “Cold Comfort”, o álbum de estreia dos Painted Black, banda de Tortosendo (Covilhã) actualmente radicada em Lisboa, é um dos grandes discos nacionais de 2010. Talvez dizer que a banda de Daniel Lucas (voz), Luís Fazendeiro (guitarra), Miguel Matos (guitarra), António Durães (baixo), Rui Matos (bateria) e Bruno Aleixo (teclados), está mesmo de parabéns.
Obrigatório!

Ouvir Painted Black

capa de Cold Comfort
“Cold Comfort” – Painted Black (Ethereal Soundworks, 2010)

01 Via Dolorosa
02 ShadowBound
03 The End of Tides
04 Absent Heart
05 Cold Comfort (Release)
06 Winter (Storm)
07 The Rain in June (Out of Season)
08 Inevitability

género: metal
painted-black.org
www.etherealsoundworks.com

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Comments 0
There are currently no comments.