A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


OLHARES|"You Should Go Ahead" – You Should Go Ahead

Rui DinisRui Dinis

Posta a bolacha a rodar no leitor…literalmente e já trincada…YSGA.
Pop, Pop, Pop outra vez Pop…não no sentido de genéro que lhe é normalmente atribuído, mas antes pelo fim que pretensamente parece quere atingir…e atinge; causa alguma sensação – agradável – o disco de estreia dos You Should Go Ahead. Com uma postura roqueira assumidamente retro – até pelos próprios, a banda lisboeta formada por Pedro Lourenço na voz e guitarra, David Ferreira na guitarra, Inês Vicente no baixo e Tiago Salsinha na bateria, não tem qualquer dúvida sobre o traçado estético que segue a sua a música.
Formados apenas em 2005 e com uma menção honrosa no TMN Garage Sessions, os YSGA colocam-se com naturalidade como uma das propostas mais frescas e estimulantes da cena pop alternativa actual. A beber claramente influências de um certo pós-punk britânico, centrado algures entre os anos 80 e os 90, tão sujo como plácido, conforme a necessidade, o som dos YSGA flui pelo espaço auditivo com muita facilidade. A fórmula, não sendo secreta nem original, resulta aqui num som fácil mas credível, firmado em guitarras vibrantes e coloridas e numa bateria naturalmente marcante. A coisa funciona…
Marcadamente urbano, a lembrar claramente outras paragens, muito menos solarengas, o som dos YSGA vence pelo ritmo e pela vibração alternativa, pecando efectivamente por não nos oferecer nada de extraordinariamente diferenciador e por alguns temas se ligarem tanto que se confundem entre si.
Como disco de estreia – é bom não esquecer, “You Should Go Ahead” é um daqueles registos em que os fins se sobrepõem aos meios, em que os resultados se sobrepõem nitidamente ao método ou à forma e aí, obtemos um punhado de boas canções de expressão anglo-saxónica (excepto “2 Dias”), algumas suficientemente orelhudos para agitar – e bem – o pedaço.
Se vale a pena? Vale!

Ouvir alguns temas de “You Should Go Ahead”. Ouvir mais alguns sons de YSGA.


“You Should Go Ahead” – You Should Go Ahead (2006/Chiado Records)

01 alien discotheque
02 like when I was seventeen
03 she’ll turn us all on
04 melancholic phantom
05 wake up song
06 mean and mighty twin
07 2 dias
08 seventy one
09 grab the gun
10 bright as sunshine, dark as wine
11 girl online
12 inside my bones (bonus metal track)

Rock Alternativo
www.youshouldgoahead.com
www.chiadorecords.com

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Comments 0
There are currently no comments.