Série 10

#2 – Jazz em Portugal

Por em 21 Out 2011

Hoje, só dá Jazz na nova rubrica Série 10. São figuras, espaços, entidades importantes no desenvolvimento do jazz em Portugal. Os músicos não contam; para já.

Cascais Jazz – Não é só uma referência ao mítico e precursor festival de Jazz, evento organizado pela primeira vez em 1971, por João Braga e Luiz Villas-Boas, esta é também uma homenagem aos inúmeros festivais de Jazz organizados por esse país fora.

Clean Feed – Não é apenas a maior editora portuguesa de Jazz, ela é principalmente uma das maiores e mais importantes editoras de Jazz em todo o mundo.

Hot Club Portugal – A verdadeira escola; a verdadeira casa do Jazz português.

JACC – Jazz ao Centro Clube – Uma enorme associação cultural ao serviço do Jazz; o Portugal Jazz, a Jazz.pt e a JACC Records, são parte do cardápio.

Jazz.pt – O Jazz em revista, é Jazz.pt!

Jazz Portugal – É um projecto co-fundado por José Duarte em 1997 sob os auspícios da Universidade de Aveiro. É o Jazz na Internet.

José Duarte – 1, 2…1, 2, 3, 4, 5 minutos Jazz. Um dos grandes impulsionadores do Jazz em Portugal.

Luiz Villas-Boas – É considerado o pai do Jazz em Portugal. O Hot Clube de Portugal e o Cascais Jazz são apenas duas das suas maiores obras.

TOAP – Tone of a Pitch Records – Fundada em 2001 e liderada por André Fernandes e pelo seu irmão Alex, a TOAP tem no seu catálogo nomes como André Fernandes, André Matos, Baba Mongol, Joana Machado, João Lencastre, Miguel Amado, Mikado Lab, Nélson Cascais, Nuno Ferreira, Susana Santos Silva, Vasco Agostinho e Yuri Daniel, entre muitos outros.

Trem Azul – Depois da Trem Azul editora, referida atrás –  Clean Feed, falta ainda referir a Trem Azul loja de Jazz, distribuidora de discos e produtora de eventos.

Luiz Villas Boas
Luiz Villas-Boas

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Artigos Recentes
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.