Nikouala é um projecto diferente. Diferente porque é um projecto para se ouvido, visto e sentido em cima do palco, na tela; não com os Nikouala, mas com as personagens às quais é suposto o duo dar cor, dar o cenário para posar, a tela onde se criam os ambientes, emergem tensões e se vivem todas as emoções.
Projecto vocacionado para a criação de bandas sonoras para teatro e cinema – ainda que se dediquem igualmente à perfomance ao vivo e às artes plásticas, a dupla Nikouala (José Arantes e Filipe Miranda) fá-lo com originalidade, daquela que desperta a curiosidade, tal a subtileza da produção, nua de imagens, num palco distante, sustentado apenas pela imaginação – que trabalheira, dirão alguns. Não desesperem, são apenas quatro temas, quatro curtos exemplos que vos deixarão a milhas do bocejo. Acreditem.
Os sons, esses, são diferentes, pois pertencem a fitas diferentes – assim parece, ou talvez não; da transformação elevada de um excelente “Aggiornamento”, ao estranho embalo infantil de “Operation: you think you can change…”, passando pelo curto mas denso e incisivo “2.0.0.7.” – o preferido – e terminando no agitado e até roqueiro “Belikhoseue”; tudo soa a experiência…
…mais experiências.

som Download gratuito de “Vol. 2” de Nikouala.

Capa de Vol. 2
“Vol. 2” – Nikouala (Honeysound, 2007)

01 Aggiornamento
02 Operation: you think you can change…
03 2.0.0.7.
04 Belikhoseue

sítio www.honeysound.com
sítio www.myspace.com/nikouala
mail info@honeysound.com

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.