vinil

VINIL|"Pois Canté!!" – G.A.C. – Vozes na Luta

Por em 9 Jul 2006

Pois canté!!
O regresso ao baú das memórias trouxe à tona uma peça fundamental da música popular, tradicional ou apenas e sempre música portuguesa: “Pois Canté!!” é um disco do G.A.C., Grupo de Acção Cultural – Vozes na Luta. Criado logo a seguir ao 25 de Abril de 74 com o intuito de intervir politicamente através da cultura, este é um projecto central da história da música portuguesa, não só pela conjunctura em que se inseria e que sempre orientou a lírica das suas canções mas também, quiçá mais importante, pelo papel desbravador que teve no desenvolvimento da música tradicional portuguesa moderna.
Projecto liderado inicialmente por José Mário Branco, integrou igualmente muitos outros nomes importantes, dos quais se destacam José Afonso, Fausto, Adriano Correia de Oliveira, João Lóio, os Gaiteiros Carlos Guerreiro, Rui Vaz e Pedro Casaes, Eduardo Paes Mamede, João Lisboa, Nuno Ribeiro da Silva entre muitos outros.
Com uma atitude objectivamente politizada, empenhada, centrada na luta anti-fascista e na defesa do povo e de uma vontade colectiva, contra tudo e todos, o G.A.C. sofreria dos mais variados percalços, fruto dos engasgos ideológicos em que o próprio país vivia mergulhado. Passados parte destes momentos conturbados, de fortes desavenças ideológicas internas, o grupo haveria de lançar “Pois Canté!!” em 1976 – “A Cantiga é Uma Arma”, muito mais ideológico, havia sido lançado anteriormente. “Pois Canté!!” é já fruto de um período marcado pela recolha de temas tradicionais aos quais o G.A.C. adicionava novas letras adequadas à situação e ao espectro ideológico em que o extenso grupo se movimentava. Este é um gigante momento da história da música portuguesa; é um disco musicalmente excelente, inovador e candeia que iluminou parte do caminho trilhado por muitos dos grupos da música tradicional portuguesa que se lhe seguiram.
O grupo desapareceu em 1978 deixando ainda mais dois LP: ” Vira Bom” e “Ronda da Alegria”.
Grande, enorme.


“Pois Canté!!” – G.A.C. – Vozes na Luta (1976)

Lado A
01 Pois Cante!
02 Cantiga Sem Maneiras
03 A Herdade do Val Fanado
04 Cantiga do Trabalho
05 Coro das Macadeiras
06 Maria

Lado B
01 Olha O Sol A Por
02 As Mãos Dos Trabalhadores
03 Coro dos Trabalhadores Emigrados
04 Ir e Vir
05 Cantar da Jorna
06 Casas Sim! Barracas Não!

Tradicional

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Os últimos…de há muito
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.