Prólogo | Parte I | Parte II | Parte III | Parte IV | Parte V | Parte VI
IV PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO (CONT.)
À falta de CDs para promoção, utilize a promo digital – versão digital do disco para crítica. É barato e faz todo o sentido.
Se possível, produza videoclips para os seus singles. Hoje, já é possível realizar um videoclip com um mínimo de qualidade e a um custo cada vez menor.
Promova a disseminação online dos seus videoclips, permitindo a incorporação dos mesmos em blogs e websites pessoais.
Utilize uma conta do You Tube ou do Vimeo como agregador de todos os vídeos relacionados com o seu projecto (videoclips; vídeos de concertos; entrevistas; etc.).
Publicite os seus concertos de uma forma equilibrada. Não o faça muito cedo nem muito em cima da hora. Não envie repetidamente a mesma informação.
Crie e disponibilize cartazes dos seus concertos. Mesmo digitais, são muitos os blogs e webzines que os publicam nos seus espaços.
Disponibilize o feed RSS do blog ou website do seu projecto. Desta forma, fãs, media e outros interessados, poderão acompanhar as novidades do seu projecto em primeira mão através de um leitor de feeds.
Se já estava agarrado ao MySpace, agarre-se também ao Facebook. O mundo está lá todo.
Use as aplicações do Facebook criadas especificamente para projectos musicais; tais como o My Band, o Root Music, etc.
Promova o seu trabalho junto dos diversos programas de rádio nacionais dedicados à divulgação da música portuguesa. (Cfr. http://a-trompa.net/radio)
Faça-se ouvir junto dos diversos locais disponíveis para a realização de concertos. (Cfr. http://www.mapadesalas.net)