A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


“Seek Your Truth” – Freddy Locks

Rui DinisRui Dinis

Convidado a inaugurar a rubrica faixa a faixa, Freddy Locks apresenta-nos o seu novíssimo álbum “Seek Your Truth”; faixa a faixa:

1. Human Beat
Este tema fala das mentiras que nos rodeiam e o esforço que é necessário para sermos positivos e verdadeiros…O Sol brilha para todos e todos os que sentirem o seu brilho podem ser livres e positivos.

2. Seek Your truth
É o tema do disco, talvez o meu tema preferido…faz-me sentir forte e rootsy, o vibe que recebi de “Burning Spear” influenciou muito a criação deste tema…é simples e rico em groove…apenas relembro como é difícil encontrar alguém honesto consigo próprio e o quanto é bom encontrar alguém assim…

3. Crazi I
Este tema fala da força que o reggae pode ter na alma de uma pessoa sensível…falo do estado “Irie” que nos dá uma loucura saudável para ver as coisas mais importantes e que não podem ser compradas.

4. So Nice
Este tema fala da Cannabis e do convívio entre amigos verdadeiros. Foi feito há vários anos e faz-me sentir o “rocksteady” puro que faz dançar ao mais pesado “pé de chumbo”…

5. Don’t lose you
Fiz este tema a pensar no meu filho e em todas as pessoas que vivem cada vez mais através da televisão, dos computadores, dos telemóveis…tudo coisas que permitem comunicar facilmente mas que afastam as pessoas umas das outras…temos todos de lutar para dar valor ás relações humanas, ao amor, amizade…senão seremos todos só peças de uma realidade artificial.

6. Place 4 you
Este tema é uma declaração de amor a um amigo verdadeiro. escrevi esta canção há muitos anos para o meu amigo David Melro que faleceu em 2001.fala do amor eterno que existe entre amigos de verdade. Tive o contributo maravilhoso do Dj Nelassassin, com um scratch que deu ainda mais força ao tema.

7. Feeling roots
Este tema veio ter comigo, não tive trabalho nenhum a compor…fiz num dia em que estava á tarde na minha varanda a olhar para as árvores e a ouvir os pássaros. Neste tema quis expor a importância de ouvirmos o silêncio para podermos sentir a nossa existência acima do tempo e do espaço.

8. True love
É um tema dedicado à minha companheira. Fala da nossa forma de estar na vida, mas também escrevi a pensar na minha banda e nas pessoas que fazem musica por a amam e exprimem a sua arte sem se comprometerem com nenhum “interesse” ou vaidade.

9. Ugly man
Este tema é um desabafo que senti necessidade de espalhar. Vejo todos os dias seres humanos muito feios, e eu próprio tenho atitudes feias, quando me esqueço de ver o lado dos outros. A Igreja católica é uma referência da ilusão e maldade que nos envolve desde sempre e achei importante apontar o dedo á Igreja e ao ser humano em geral, bem como a mim próprio, para que não me esqueça e continue a lutar para não ser um “Ugly man”.

10. Criolo
Este tema fala da burrice de ser racista.Tantas e tantas vezes foi escrito e dito que o racismo não faz sentido, mas infelizmente achei que deveria fazer um tema a lembrar isso também. Se eu não escolhi a minha família, nem o meu país, como posso julgar alguém que tal como eu não escolheu a sua bandeira ou cor? O MC Tony Moka, canta um ragga em criolo, muito simples e irónico sobre isto. Adoro o groove deste tema, é dos mais simples e dos que melhor resultam no fim do dia.

11. Close to you
Fiz este tema depois de várias conversas com a minha companheira. Fala da necessidade de ter amigos a sério e para ter amigos a sério é preciso confiar e abrir o coração. Falo de amigos a sério, não é só aqueles “amigos” para beber uns copos e falar de bola…A linha de baixo é das melhores do disco e é um “rocksteady” mais perto do reggae, algo entre o “So nice” e o ” Criolo”.

12. Close to Dub
É a versão “Dub” do tema anterior. Foi feita pelo Asher Guardian, a pessoa que mais me ensinou neste caminho de reggae. Adoro os dubs que ele cria e é com muito orgulho que tenho um tema como o seu nome no meu disco.

13. Human Dub
É versão “Dub” do tema “Human beat” e foi feito pelo Beat Laden. Beat Laden é o Bruno Lobato, que já faz um excelente trabalho de produção há muitos anos. Foi ele que gravou, misturou e produziu o disco todo comigo. Esta “Dub Version” foi eu que lhe pedi e fiquei muito feliz com o resultado.

Ouvir Freddy Locks

capa de Seek Your Truth
“Seek Your Truth” – Freddy Locks (Vachier & Associados, 2010)

género: reggae
www.vachier.pt

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Comments 1