É hoje editado o novo álbum de Tiago Sousa, neste, na companhia do baterista João Correia – e ainda com o clarinete de Ricardo Ribeiro. O disco chama-se “Insónia” e é um LP de edição limitada a 500 cópias.

Chegamos a “Insónia”, terceiro álbum na discografia de Tiago Sousa – editado pela alemã Humming Conch. Álbum que vive quase exclusivamente do piano, com aparições de bateria ou de clarinete, cortesia dos músicos convidados João Correia e Ricardo Ribeiro. Insónia, gravado no início deste ano por Geoffrey Mulder e masterizado pelo músico Taylor Deupree, conhecido pelo seu trabalho na editora 12 Rec, é, simultaneamente, o disco que esperava (ou que se esperava de) Tiago Sousa, mas é também uma surpresa. É, por um lado, o culminar do trabalho que Tiago tem vindo a apresentar, mas é também uma surpresa na medida em que nada parecia, de certo modo, poder prever um disco tão conseguido na sua força emocional. A segurança das suas deambulações marcadamente impressionistas com ecos de Debussy ou de Chopin e o savoir-faire que faz de pequenas e simples melodias hinos acabados de meditação e recolhimento mostram que este é um disco nocturno, sim, mas com um vigor matinal que se materializa na propulsão imparável de um tema como Passos, e se pressente nos andamentos do single Folha Caduca ou do tema de abertura Movimento.” (nota de imprensa)

São sete belíssimos e interiores momentos numa edição da alemã Humming Conch. O concerto de apresentação está marcado para 4 Dezembro, na Galeria Zé Dos Bois (Lisboa).

Ouvir Tiago Sousa & João Correia

capa de Insónia
“Insónia” – Tiago Sousa & João Correia (Humming Conch, 2009)

género: contemporânea
www.tiagosousa.org
www.myspace.com/tiagosousa
www.hummingconch.net

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.