São “Amoras e Framboesas”. É com este título que Maria João regressa aos discos, neste, excelentemente acompanhada pela Orquestra Jazz de Matosinhos. São nove canções escolhidas do cancioneiro popular brasileiro, de standards norte-americanos e de temas criados com Mário Laginha.

(…) Com “Amoras e Framboesas”, a cantora reincide na abordagem de temas que sempre inspiraram o seu universo musical, com o suporte de uma big band que se afirmou como a mais consistente formação portuguesa no seu género. O novo disco enriquece também a estratégia de colaboração da OJM com grandes intérpretes da área do jazz e da música popular, marcada pelo encontro da big band com intérpretes como a norte-americana Dee Dee Bridgwater, o germânico radicado nos EUA Theo Bleckmann e a brasileira Maria Rita. Os arranjos de oito das nove músicas que dão corpo a “Amoras e Framboesas” são dos maestros da OJM Pedro Guedes e Carlos Azevedo, e dos compositores Paulo Perfeito e Telmo Marques. Os músicos João Farinha e André Nascimento são responsáveis pelo arranjo do tema Beatriz e Co- arranjadores do tema “Há Gente Aqui” As expectativas criadas pela reunião do som consistente da OJM com a voz versátil e pujante de Maria João só podem ser, naturalmente, muito altas.” (nota de imprensa)

Maria João, sem dúvida! Ainda por cima com a Orquestra Jazz de Matosinhos.

Ouvir Maria João | Ouvir OJM

capa de Amoras e Framboesas
Maria João e Orquestra Jazz de Matosinhos – “Amoras e Framboesas” (Universal, 2011)

| JAZZ |
www.mariajoao.org
www.ojm.pt
www.universalmusic.pt

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.