Rodrigo Leão tem novo álbum. O disco chama-se “A Montanha Mágica” e vai ser editado amanhã, dia 28 de Novembro.

É com o som de piano que A Montanha Mágica se começa a desenhar perante os nossos ouvidos. Esse primeiro tema do novo álbum de Rodrigo Leão estabelece de imediato o tom para a viagem que se segue: melodias que parecem fazer-se do mesmo tecido dos sonhos e das memórias, rendilhados de cordas capazes de transportar quem os ouve para outro lugar. E assim se faz a magia da música de Rodrigo Leão, ela própria um outro lugar que oferece refúgio e conforto. O novo álbum de Rodrigo Leão é sobretudo isso mesmo – novo! E para alcançar esse estado de graça e novidade Rodrigo decidiu recuar até uma ideia de infância que se traduz nos títulos – «A praia do Norte», «O Baloiço», «Aviões de Papel» ou, para citar apenas mais um, «O Navio Farol» -, mas também e sobretudo na abordagem musical, nos arranjos. Proeza só ao alcance de quem muito sabe, A Montanha Mágica soa a um tempo diferente e igual, fluído e permanente, difuso como algumas memórias, mas tão real como as palavras impressas num livro. Esse efeito tem origem na pausa que Rodrigo impõe agora ao seu aplaudido Cinema Ensemble para se concentrar no essencial. Neste disco, além de convidados pontuais, escuta-se apenas um trio de cordas – Viviena Tupikova, Bruno Silva e Carlos Tony Gomes em violino, viola e violoncelo, respectivamente – e o acordeão de Celina da Piedade (…)” (nota de imprensa)

O álbum foi produzido uma vez mais por Pedro Oliveira e Tiago Lopes. Na lista de convidados, estão os nomes de Pedro Wallenstein (contrabaixo), João Eleutério (guitarra), Miguel Nogueira (guitarra), Rui Vinagre (guitarra portuguesa) e Tó Trips (guitarra), entre outros. O singleFio da Vida” é interpretado pelo brasileiro Thiago Petit.

Ouvir Rodrigo Leão

capa A Montanha Mágica
Rodrigo Leão – “A Montanha Mágica” (Sony Music, 2011)

| ALTERNATIVA |
www.facebook.com/rodrigoleaomusic
www.facebook.com/SonyMusicPortugal

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.