recordações

RECORDAÇÕES|"Somos o Mar" – Beatnicks

Por em 22 Fev 2007
A trompa em novo regresso ao passado. Num daqueles regressos que, ainda que efémeros, nos oferecem uma particular sensação de prazer. Mais rock, pré-boom.
Não foi uma existência pacífica, a dos Beatnicks. Com uma história de sobrevoa as décadas de 60, 70 e 80, a banda seguiu durante esses anos uma diversidade de abordagens estéticas – em inglês, em português ou apenas empurrados pela conjunctura. Em resumo, hoje, apeteceu-me regressar ao rock progressivo nacional.
Com uma existência que começa em 1965 e só termina no início da década de 80 e da qual Lena D’Água também fez parte, os Beatnicks teriam quase só por isso o seu merecido lugar na história da música moderna portuguesa – agitada existência.
O motivo da conversa de hoje chama-se “Somos o Mar”, single lançado em 1978 pela Alvorada/Rádio Triunfo; uma pequena e boa recordação. Formados na altura – porque foram várias as formações dos Beatnicks – por Luís Araújo na bateria, Ramiro Martins no baixo e nas cordas, António Emiliano nos teclados, Jorge Casanova nas guitarras e Tó Leal na voz e percussão, os Beatnicks haveriam de dar à luz na sua fase mais luminosa esta pequena maravilha de feições ecológicas, chamada “Somos o Mar”. É um single, tem apenas dois temas e no lado B, aparece “Jardim Terra”, outra cativante deambulação pelos terrenos mais prog.
Mais história…infelizmente foi sol de pouca dura pois com o tal do boom, a banda sofreria nova inflexão estética, perdendo de vez o rumo e o sentido. Mais história.

P.S. – Para os interessados e como curiosidade final, o disquito está em leilão no ebay por um valor referência de $64,99; coisa pouca.

som Na Rádio.Memória está o tema “Somos o Mar” para a recordar.

capa de Mestre
“Somos o Mar”/”Jardim Terra” – Beatnicks (Alvorada, Rádio Triunfo, 1978)

01 Somos os Mar
02 Jardim Terra

tipo Rock Progressivo
sítio “Recordando…Beatnicks” por Aristides Duarte

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Os últimos…de há muito
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.