crítica

CRÍTICA|”Km0″ – Dixit

Por em 20 Abr 2005

Este disco é pensado, escrito, interpretado e produzido em português“, assim se lê no CD.
Esta será mesmo a principal característica do terceiro disco dos Dixit (tal como nos outros), banda do Seixal já com 12 anos de estrada e composta por Zé Rui (voz e guitarra acústica), Falcão (guitarras), Marinho (baixo) e Nuno (bateria). Depois do EP “Se…” (2000) e do álbum “The Best of…” (2002), este “Km0” marca um novo início, a definitiva tentativa de sedimentação dos Dixit no panorama pop-rock nacional cantado em português. “Km0” é um disco português.
É um disco sem segredos ou mistérios. É um disco sem feitiços, sem tons nem timbres de teor alternativo, são 10 músicas de um típico pop-rock naquilo que este tem de mais…popular, como manda a mais pura teoria pop. A isto se enlaça a preocupação constante da mensagem, a preocupação contínua em utilizar a música como o veículo transmissor de ideias, de coisas do quotidiano, de verdades, a preocupação em transmitir algo das suas vidas…das nossas vidas.
É verdade que não é um disco extraordinário, criativo ou inovador, é antes um disco puro, feito com alma; daquela alma lusitana, persistente, desbravadora dos caminhos mais inóspitos. É um disco de uma simplicidade enorme, que ao mesmo tempo que nos espanta com isso mesmo, nos deixa igualmente à espera de algo musicalmente mais imaginativo, mais colorido, encorpando com isso um pouco mais as letras que interpretam.
Este disco é pensado, escrito, interpretado e produzido em português“, e é mesmo.>>Os Dixit apresentam hoje o álbum “Km0” no Santiago Alquimista pelas 23h00.

Ouvir o single “Bairro Alto”

“Km0” – Dixit (2005/Íman Rec)

01 Bairro Alto
02 Cicatriz
03 Vampiros Alados
04 Dia 11
05 De Lés a Lés
06 Trágica Comédia
07 Lusa
08 Insónia
09 Rainha de Copas
10 Km 0
++ Bairro Alto (clube mix)
++ Cicatriz (acústica)
++ Dia 11 (surround 5.1)
++ Km 0 (surround 5.1)

Pop-Rock
www.dixit.web.pt
www.dixit.web.pt – Loja

TAGS
RELATED POSTS

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Os últimos…de há muito
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.