COMPARTILHE

CartazCrokas2015

Festival Croka’s Rock | 21 e 22 de Agosto |
Oliveira do Arda – Castelo de Paiva

A 7ª Edição do Festival Croka’s Rock promete agitar as margens do Rio Arda.

A programação já está completa, fiquem com toda a informação.

Programação

SEX, 21 AGO
Isabel Ventura Quarteto
Serushiô
Terra Livre
Faca Monstro – Live Act
d3ö
DJ Set Faca Monstro

SÁB, 22 AGO
Lilian Raquel e Cláudio César Ribeiro Quarteto
Osso Vaidoso
Dentinho & The Promised Band
Galeria Inferior
The Ramble Riders
DJ R Sound

Entrada livre | Campismo gratuito

SEXTA, 21 DE AGOSTO

22h00 | Isabel Ventura Quarteto [palco Croka’s]

Neste concerto serão interpretados temas do primeiro disco da cantora, Encontro em Dois Momentos” , que tem como inspiração alguns dos mais importantes cantautores portugueses – Sérgio Godinho e Fausto são disso exemplo. Apresenta também alguns clássicos do segundo disco ” To Jazz “, focado em clássicos pop da história da música com renovada roupagem jazzística.

www.facebook.com/isabelventurajazz

23h00 | Serushio [palco alternativo]

A sonoridade Rock Blues é declarada e leal às tradições e composições do género, muitas vezes cíclicas e quase ritualísticas. Todos os temas de Serushiô notam criatividade e uma certa capacidade indutiva. Começam por tomar conta de um pé, depois das mãos, agita-se a cabeça e em breve somos tomados pelo som do duo; seguimos habitando um corpo mas fomos resgatados para uma dimensão sonora de energia alternativa.

www.facebook.com/serushio

23h45 | Terra Livre [palco Croka’s]

Celebrando à volta do fogo sagrado, em harmonia com os ritmos da natureza, nasceu um novo projecto musical – Terra Livre. Num caldeirão de sons do mundo, com raízes no reggae/dub, gnawa, afrobeat, e até soukous, Terra Livre expressa a voz da semente que quer germinar e crescer, canta o sopro do vento ou a melodia da água a fluir. Ao ritmo da pulsação da Terra, chegamos ao êxtase da pura e simples alegria de viver, sem fronteiras, numa “Terra Livre”.

www.facebook.com/terralivremusic

01h00 | Faca Monstro – Live Act [palco alternativo]

Colectivo, baseado no Porto, traz-te música criada através de um Sound System original, para o dance floor, vinda directamente da cripta destes produtores – das nossas ruas até ao interior da tua cabeça. Faca Monstro é directamente alimentado da sinergia entre os vários produtores que, frequentemente, colaboram entre si e que desta maneira formam o núcleo da plataforma. Em representação de Faca Monstro o Crokas recebe o Live Act de Expawn.

www.facebook.com/expawn

01h45 | D3o [palco Croka’s]

Nascidos das cinzas dos lendários Tédio Boys, esta formação tem como habitat natural o palco. Toni Fortuna, Tó Rui e Nito aproveitam os vários anos de estrada para aplicar uma intensidade muito própria em cada concerto. Com vários discos editados e noites singulares onde abriram para Bloc Party e Mudhoney, seguem o caminho do Rock como deve ser trilhado… na estrada!

www.facebook.com/d3o.rock

02h30 | DJ Set Faca Monstro [palco alternativo]

SÁBADO, 22 DE AGOSTO

22h00 | Lilian Raquel e Cláudio César Ribeiro Quarteto [palco Croka’s]

Dupla brasileira bastante elogiada pela crítica portuguesa e revistas de world music e jazz,  como “All About Jazz”, “World Music Report” e por artistas de renome como Ivan Lins, Rosa Passos e Alceu Valença. A sonoridade vem da Musica Popular Brasileira misturada com os ritmos do Nordeste Brasileiro. Um concerto onde a bossa nova vai marcar o ritmo nos pés dançantes.

www.facebook.com/lilianraqueleclaudiocesarribeiro

23h00 | Osso Vaidoso [palco alternativo]

Criado por Ana Deus e Alexandre Soares este projecto tem como base a poesia. Entre gemidos e uma guitarra percebe-se uma cumplicidade singular entre os dois músicos. As letras são cruas e colam-se, em jeito de simbiose, à cadência instrumental de uma guitarra bipolar que voa entre o caos e a melodia.

www.facebook.com/pages/Osso-vaidoso/121872484552480

23h45 | Dentinho & The Promised Band [palco Croka’s]

Dentinho é incontornavelmente uma das figuras do reggae português. Desde que começou a carreira nos Isaiah Roots até à fundação dos Human Chalice tem mostrado um serio compromisso nas raízes deste género musical intemporal. Com o seu projecto solo, Dentinho reúne músicos com qualidades ímpares para formar a Promised Band e transmitir a mensagem universal do amor. Após uma grande actuação no Sudoeste 2014 e com um álbum pronto a sair, vem ao Croka´s mostrar que as sonoridades jamaicanas são globais e para todos.

www.facebook.com/dentinhooficial

01h00 | Galeria Inferior [palco alternativo]

A galeria inferior é um projecto inédito desenvolvido para o Croka’s 2015. E é das cinzas que nasce este projecto. Das cinzas enterradas muito antes de terem sido queimadas, antes de terem sido suor a arder nos olhos de quem vê melhor de olhos fechados, antes de terem sido pó nos pulmões de quem respira melhor de nariz tapado, antes de terem sido ecos indefinidos nos ouvidos de quem não escuta cantares de alívio, antes de ser luz difusa no passo de quem se orienta no breu permanente, antes de ser princípio de liberdade de quem procura na jaula um fim ameaçado. Uma vez mineiro, é-se mineiro para sempre.

01h45 | The Ramble Riders [palco Croka’s]

Pode-se resumir The Ramble Riders numa só expressão: A bluesy-kick-ass-funky-rock-bastards band!

Querem conquistar o panorama nacional através do seu mérito próprio e suor que deixam em palco. O álbum Super Fat Bitch, lançado em 2015, é a prova disso! Após várias actuações em palcos emblemáticos como Festa do Avante, Teatro Helena Sá Costa, vêm às margens do rio arda mostrar um concerto puro, que sai das veias e que ecoa no vale como uma forma de libertação única que caracteriza o Rock N’ Roll.

www.facebook.com/therambleriders

02h30 | DJ R Sound [palco alternativo]

Foi muito cedo que o aveirense Rui Reis se rendeu à música, tendo em 1997 entrado para a Escola Profissional de Música de Espinho, com 16 anos. Em 2001 Rui Reis, assume o nome de guerra R Sound para entrar no mundo da música de dança, atraído pela alegria e ambiente de festa que se faziam sentir nas pistas de dança.

Vem ao Croka´s apresentar um set que deriva entre o House e o Funk e promete agitar as almas e acabar a noite com uma celebração à música electrónica.

www.facebook.com/R.Sound.PT

ACTIVIDADES

Youthone – 21 de Agosto – A partir das 16h

O Festival vai contar nas suas imensas actividades paralelas com uma das mais reconhecidas artes urbanas: O Graffiti. Vindo do Porto, Youthone traz consigo uma bagagem de 26 anos a desenvolver esta arte. Reconhecido como um dos principais pioneiros do Graffiti em Portugal tem uma carreira recheada de projectos desde as artes até à música. Em tempo real, vai ser possível assistir como se processa e desenvolve esta forma de arte, desde o seu esboço até à forma final.

Histórias da Mina – 22 de Agosto – 18h30

Paralelamente à exposição Mineira vai acontecer um momento de pura descontração. As histórias da mina procuram recordar qualquer tipo de acontecimento especial que as pessoas queiram partilhar. Aberto a todo o público de certeza que vai incendiar as almas dos ex-mineiros que tantas histórias têm para contar e recordar.

Actividades Radicais – Permanente nos dias do Festival

Com o apoio da Just Begin, o festival vai ter um Slide imponente de 60 metros. Aliado a isto, haverá algumas surpresas aquáticas para os que procuram o refúgio do rio.

Para aproveitar durante as tardes de calor e experimentar toda a adrenalina que estas experiências despertam em todos os aventureiros e corajosos.

Exposição Mineira – Permanente nos dias do Festival

Uma exposição minimalista onde podemos recordar a história das Minas do Pejão que tanto marcaram a região. Desde a fotografia até aos instrumentos utilizados para a exploração mineira vamos transmitir tudo aquilo que se fazia nos tempos da mina nos diferentes quadrantes sociais, históricos, culturais etc. A exposição conta com a distinta colaboração de várias associações e personalidades como: ARCAF, GDCP, Associação Cultural do Couto Mineiro e António Patrão.

Exposição fotográfica “ A caminho do Croka´s 2015” – Permanente nos dias do Festival

Esta exposição retrata todo o caminho desenvolvido pelo Grupo Jovens Esperança em 2015 até ao evento Croka´s. Será um resumo de todas as actividades que proporcionaram a realização do festival. Fotografia desenvolvida por Paulo Tiago Gonçalves.

Novidades no Croka’s

Uma das muitas novidades no Croka´s 2015 é o serviço de transporte de festivaleiros com características especiais.  Deficientes motores, grávidas, crianças de colo e idosos que demonstrem dificuldades motoras evidentes terão ao seu dispor uma carrinha adequada para os deslocar ao recinto do festival. O serviço é completamente gratuito e resulta de uma parceria realizada com a APPACDM de Castelo de Paiva, sediada em Sabariz. Existe ainda uma actividade programada para dia 21 de Agosto (Sexta-feira), onde os jovens da APPACDM vão visitar o festival, conviver com os artistas e sentir o espírito que se vive no festival. Agradecimento especial à APPACDM e aos seus Jovens pela colaboração.
www.facebook.com/pages/Appacdm-de-Castelo-de-Paiva/194348363924530

O Thumbeo associou-se ao Croka’s e agora já podes marcar ou procurar boleias através da hashtag #crokasrock2015: www.thumbeo.com

__ Breve história do Festival __ O Croka’s Rock nasceu em 2009 em Oliveira do Arda, Castelo de Paiva, através de um grupo de amigos com forte sentido empreendedor (Associação Grupo Jovens Esperança). Caracteriza-se por ser um festival anti-comercial, com entrada livre, não tendo objectivos lucrativos, mas antes procurando promover a dinâmica cultural da região através de eventos ao longo do ano, sendo o festival o evento principal.

A beleza natural do local, nas margens do Rio Arda, não deixa ninguém indiferente e funciona como principal motor do clima de comunhão inter-geracional.

Diversidade também é uma das marcas deste festival, que divulga (este ano pela primeira vez em dois palcos) vários géneros de música feita em Portugal desde o Rock ao Alternativo, Jazz, Electrónica, e ainda uma série de actividades paralelas, que vão encher o recinto do Festival.

[NR: A Trompa é media partner oficial do Festival Croka’s Rock 2015]

DEIXE UMA RESPOSTA