Se foi quase por acaso que um dia nasceu “Ao Vivo Na Capela da Misericórdia – Sines 2005″ – para download legal e gratuito via You Are Not Stealing Records, o disco que inesperadamente pôs os Nobody’s Bizness na boca e na ponta da caneta de muito boa gente, já “It’s Everybody’s Bizness Now” traz outra história associada. Gravado entre 2006 e 2009, este disco marca claramente uma nova fase na vida dos Nobody’s Bizness; uma fase ascendente.
E porque era preciso fazer algo mais do que trabalhar sobre versões de alguns clássicos, os Nobody’s Bizness fizeram aquilo que muitos outros fizeram, fazendo chegar aos quatro cantos do mundo, de uma forma muito própria, um certo pulsar do sul norte-americano; no fundo, é mais uma achega para a linguagem universal que é o blues, hoje.
Agora, a pergunta que se impõe. Estiveram os Nobody’s Bizness à altura da empreitada? Claro que sim. Aos temas de Murray Mercher e Billy Moll, Willie Dixon, Gwill Owen e Charles Olney e William Broozny, o grupo respondeu com outros tantos originais que em nada destoam. Em nada. É quente o blues dos Nobody’s Bizness. E não é só o blues, há uma forte paixão pelas várias ramificações da folk norte-americana. Ouve-se; sente-se. No fim e para além do resultado final propriamente dito, sobressai a equilibrada dupla de vozes de Petra e Catman, assim como todo o trabalho de cordas dos irmãos Ferreira. Excelente.
Está de parabéns o grupo de Petra Pais – voz, Catman – voz, harmónica e teclas, Luís Ferreira – guitarras, dobro e banjo, Pedro Ferreira – guitarras, banjo e coros, Luís Oliveira – baixo e coros e Isaac Achega – bateria e percussões.

Ouvir Nobody’s Bizness

capa de It's Everybody's Bizness Now

“It’s Everybody’s Bizness Now” – Nobody’s Bizness (Edição de Autor, 2010)

01 I want a little boy
02 Don’t go no further
03 Time waster
04 When monday comes
05 Nobody (No guidance song)
06 This pain in my heart
07 When the lights go out
08 Roll mamma
09 Blues for the month of june
10 The blues don’t care
11 Black, brown & white
12 Show’s up!

| BLUES |
www.nobodysbizness.net

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.