peixeaviao

Admirável. E admito facilmente a minha enorme surpresa por esta extraordinária evolução dos peixe : avião.

E que agradável que é esta sensação. É uma sensação que advém da novidade, da diferença, da sensação de estar a absorver algo de verdadeiramente estimulante e desafiante. E se precisamos de desafios, tal o emaranhado de propostas vulgares que brotam todos os dias pelos cabos de uma descontrolada rede global.

De resto, é fácil perceber que este “peixe : avião” (PAD, 2013) é claramente o melhor álbum do grupo bracarense. Talvez como resultado de uma adultícia plenamente formada, fisica e esteticamente, os peixe : avião estão hoje mais arrojados, mais corajosos na forma como constroem as suas canções. É algo que se percebe especialmente  nos arranjos, já que em termos líricos e vocais, Ronaldo Fonseca continua a fazer vincar a sua personalidade como sempre o fez até aqui.

O novíssimo e homónimo álbum dos peixe : avião é um disco com uma estrutura musical bem diferente dos anteriores. Se a tentação alternativa se mantém em toda a linha, já no seu objectivo este é um disco muito mais indirecto, mais complexo, com um som todo ele tricotado por pormenores sonoros de alguma singularidade e rumos absolutamente inesperados; quer ritmicamente; quer melodicamente. O novo disco dos peixe : avião é um disco admirável. [ALTERNATIVA | OUVIR]

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.