A TROMPA

Disco da Semana


artigos recentes


LIGAÇÕES QUENTES


Arquivo


Walter Benjamin e “The Imaginary Life of Rosemary and Me”

Rui DinisRui Dinis

walterbemjamin13

Parecia esquecido no amontoado de discos em stand by. Parecia, apenas. Em boa verdade, como poderia parecer tal coisa? Pois bem, é hoje o dia de verter para aqui meia dúzia de linhas sobre “The Imaginary Life Of Rosemary And Me” (Pataca Discos, 2012), o belo álbum que Walter Benjamin (aka LuísNunes) inventou e nos deixou em 2012.

A verdade é que de 2008 para cá, data da edição de “The National Crisis” (Merzbau, 2008), muito se passou na vida do músico e compositor. E esse muito, essencialmente marcado por uma contínua e enriquecedora experiência de vida passada em Londres, está inequivocamente expresso neste novo disco – já estava em alguns EPs entretanto editados em parceria. Se em “The National Crisis” nunca duvidámos da qualidade de Walter Benjamin, enquanto compositor e enquanto performer, em “The Imaginary Life of Rosemary and Me” temos a confirmação absoluta disso tudo; e em grande. Da singeleza de um disco absolutamente caseiro, Walter Benjamin saltou em 2012 para um disco mais completo e complexo na forma como se expõe musicalmente. Isto, e talvez seja o mais importante, sem nunca perder uma beleza muito própria, a certeza de ser um disco completamente Walter Benjamin. É aquela voz suja a pintalgar arranjos bastante cuidados de um folk-rock marcado peremptoriamente pela guitarra acústica e pelo piano de Walter Benjamin, mas marcado também pelas vozes e múltiplos instrumentos de um sem número de amigos de sempre. Quando tudo parece estar no sítio certo.

Do quarto para o mundo, desta vez com uma multidão atrás, outra à frente e uma terceira a necessitar urgentemente de conhecer este “The Imaginary Life of Rosemary and Me”. [FOLK | ROCK | OUVIR]

Rui Dinis
Author

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.