COMPARTILHE

Têm sido de alguma nostalgia os últimos dias; pois têm – confesso. Uma nostalgia num misto de estupefacção e frustração, por pedaços da nossa história musical – e cultural – caírem por vezes e tão facilmente no esquecimento. Não serei eu o mais capaz de aqui sobre eles dissertar – certamente, no entanto, gostaria de deixar aqui uma referência, novas e curtas linhas que aparecerão numa qualquer pesquisa Google, a vénia. Hoje, é tudo uma questão de Perspectiva.
No Barreiro, em meados de 70, liderados por Tó Pinheiro da Silva na guitarra, flauta e voz – também músico da Banda do Casaco – e Carlos Viana nos teclados, e ainda com José Manuel Pereira na guitarra e voz, Luis Miguel no baixo, Vitor Real na voz e percussões e Vitor Ferrão na bateria no line-up, nasceriam os Perspectiva. Outra importante peça dos primórdios do rock português…
Gravado em 1977 pela Imavox, o single “Lá Fora a Cidade” será, certamente, uma das mais belas peças sinfónicas do rock português (e não ignorando, de modo algum, o lado B “Os Homens da Minha Terra”); a esta observação não será alheio o facto de ter sido gravado acompanhado por uma orquestra sinfónica. Também precursores do rock psicadélico/progressivo nacional (com os Quarteto 1111, Petrus Castrus, Filarmónica Fraude, Tantra, entre outros), os Perspectiva têm nestes dois momentos, alguns minutos de absoluto brilhantismo sinfónico. A toda esta luminosidade, a banda acrescentou ainda um lirismo social e politicamente objectivo – fantástico.
É história…e real.

Ler mais sobre os Perspectiva no blogue rockemportugal.blogspot.com de Aristides Duarte.

No Radio.Blog da Trompa está o tema “Lá Fora a Cidade”.


“Lá Fora a Cidade” – Perspectiva (Imavox, 1977)

ACTUALIZADO

7 COMENTÁRIOS

  1. Constou-me que este single é uma raridade. Alguém sabe quanto vale?

  2. olá venho por este meio felicitar por lembrarem essa grande banda, também gostaria acrescentar que tenho prazer de estar com 2 membros originais desta banda todos os dias, é espetacular ouvi-los falar sobre suas experiencias e concertos …Obvio como no podia deixar de ser tenho também a vinil single autografado … só é pena estarem parados pois em nosso país matam-se os atristas e enriquecem-se os politicos etc…. bem haja a todos vós.

  3. gongratulations for the contribution of Portugal to any cultural activity from the early ages till now.
    LEFTERIS- ALEXANDROUPOLIS-GREECE

  4. Gostaria de solicitar a alguém que perceba do assunto, onde posso encontrar este CD à venda?

DEIXE UMA RESPOSTA