recordações

RECORDAÇÕES|"Lá Fora a Cidade" – Perspectiva

Por em 25 Ago 2006

Têm sido de alguma nostalgia os últimos dias; pois têm – confesso. Uma nostalgia num misto de estupefacção e frustração, por pedaços da nossa história musical – e cultural – caírem por vezes e tão facilmente no esquecimento. Não serei eu o mais capaz de aqui sobre eles dissertar – certamente, no entanto, gostaria de deixar aqui uma referência, novas e curtas linhas que aparecerão numa qualquer pesquisa Google, a vénia. Hoje, é tudo uma questão de Perspectiva.
No Barreiro, em meados de 70, liderados por Tó Pinheiro da Silva na guitarra, flauta e voz – também músico da Banda do Casaco – e Carlos Viana nos teclados, e ainda com José Manuel Pereira na guitarra e voz, Luis Miguel no baixo, Vitor Real na voz e percussões e Vitor Ferrão na bateria no line-up, nasceriam os Perspectiva. Outra importante peça dos primórdios do rock português…
Gravado em 1977 pela Imavox, o single “Lá Fora a Cidade” será, certamente, uma das mais belas peças sinfónicas do rock português (e não ignorando, de modo algum, o lado B “Os Homens da Minha Terra”); a esta observação não será alheio o facto de ter sido gravado acompanhado por uma orquestra sinfónica. Também precursores do rock psicadélico/progressivo nacional (com os Quarteto 1111, Petrus Castrus, Filarmónica Fraude, Tantra, entre outros), os Perspectiva têm nestes dois momentos, alguns minutos de absoluto brilhantismo sinfónico. A toda esta luminosidade, a banda acrescentou ainda um lirismo social e politicamente objectivo – fantástico.
É história…e real.

Ler mais sobre os Perspectiva no blogue rockemportugal.blogspot.com de Aristides Duarte.

No Radio.Blog da Trompa está o tema “Lá Fora a Cidade”.


“Lá Fora a Cidade” – Perspectiva (Imavox, 1977)

ACTUALIZADO

TAGS
RELATED POSTS
7 Comentrios
  1. Eduardo Nuno Matos

    25 Nov 2016

    Constou-me que este single é uma raridade. Alguém sabe quanto vale?

  2. emanuel

    3 Out 2012

    olá venho por este meio felicitar por lembrarem essa grande banda, também gostaria acrescentar que tenho prazer de estar com 2 membros originais desta banda todos os dias, é espetacular ouvi-los falar sobre suas experiencias e concertos …Obvio como no podia deixar de ser tenho também a vinil single autografado … só é pena estarem parados pois em nosso país matam-se os atristas e enriquecem-se os politicos etc…. bem haja a todos vós.

  3. ELEFTHERIOS

    5 Jan 2010

    gongratulations for the contribution of Portugal to any cultural activity from the early ages till now.
    LEFTERIS- ALEXANDROUPOLIS-GREECE

  4. Rui Dinis

    30 Jun 2009

    Olá Isabel,

    Muito pelo contrário. Obrigado pela referência.

    Ab
    RD

  5. isabelbc

    30 Jun 2009

    Olá,

    Eu coloquei um link do teu site neste post -> http://prognotfrog.blogspot.com/2009/06/perspectiva-la-fora-cidade-os-homens-da.html, se sentires prejudicado de alguma maneira, deixe-me saber que removerei imediatamente o link.

    Obrigada,

    Isabel

  6. Rui Dinis

    17 Fev 2009

    Pelo que sei este disco não tem edição em CD.

  7. José Pires

    17 Fev 2009

    Gostaria de solicitar a alguém que perceba do assunto, onde posso encontrar este CD à venda?

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Breves do Twitter
PUB
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.