singles e eps

SINGLES & EP’S|”João e a Sombra” – João e a Sombra

Por em 22 Mai 2009
João e a Sombra são um conjunto de canções melancólicas e soturnas, cantadas em português, onde se cruzam referências do cancioneiro português com influências modernas e mais alternativas” (1)

Foi como uma surpresa de fim de ano. Boa. Estávamos já nos últimos meses de 2008, quando o grupo de João Tempera (voz, guitarra acústica e metalofone), Francisco Santos (guitarra eléctrica, guitarra portuguesa e piano), João Tubal (baixo), Rui Berton (bateria, percussões e citara) e Pedro Tempera (piano, metalofone, xilofone e melódica), nos ofereceu esta pequena maravilha. Um belíssimo EP de sete temas apenas.
“João e a Sombra” é uma peça acústica cheia de bom gosto; na composição; na poesia; na interpretação. É o que estes almadenses construiram nesta sua estreia em disco. Depois, também não tenho dúvidas que somos literalmente e  abençoadamente abalroados pelas primeiras três faixas deste disco; especialmente a primeira, a belíssima “Só quem sabe”. Mas há mais. São canções belas, cantadas quase sempre em sussurro, em português, escondidas por um fascinante jogo de sombras. Uma paixão repartida com grande equilíbrio entre o ser popular, folk e pop, delineando-se um disco de reconhecida beleza. Apaixonante. Com canções pensadas à guitarra por João Tempera, o resultado é todo um universo de melancolia, construído à volta de um sem número de instrumentos (guitarra portuguesa, flauta transversal, metalofone, xilofone, acordeão, piano, contrabaixo, percussões, viola, guitarras eléctricas e baixo) e vozes sentidas. Belíssima estreia.
Um disco obrigatório.

ouvir

capa de João e a Sombra
“João e a Sombra” – João e a Sombra (Edição de Autor, 2008)

01 Só quem sabe
02 Dia Não
03 O desertor
04 Canção das ilusões
05 Quando eu quiser
06 O velho
07 Dos Homens que já não são

género: popular

TAGS
RELATED POSTS
1 Comentrio
  1. The Royal Owner

    23 Mai 2009

    Royal Cafe Convida:

    João e a Sombra

    @ http://www.royalcafe.wordpress.com/2009/05/15/royal-cafe-convida-joao-e-a-sombra/

DEIXE UM COMENTRIO

Rui Dinis
Portugal

Rui Dinis é um bi-pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.

Disco da Semana
Artigos Recentes
Redes Sociais
Por decisão pessoal, o autor deste blogue não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.