Com edição prevista para a próxima segunda-feira, dia 28 de Janeiro, “The Weatherman” é o novo e homónimo álbum de The Weatherman. Antes disso, algumas palavras de Alexandre Monteiro:

O Título
Finalmente o disco homónimo. Este é o disco mais ‘Alexandre Monteiro’?

De certa forma, sim, na medida em que fala sobretudo sobre a minha relação com os outros.

A Sonoridade
Sempre e sempre pop ou é possível ouvir um Alexandre Monteiro a navegar por outras águas?

Hmm, talvez para sempre pop, mas a minha pop é uma de múltiplas vertentes acho que ainda falta um caminho longo para o enjoo, meu e do público.

A Novidade
Passaram-se três anos após o último álbum. Esse tempo está espelhado de alguma forma no novo disco? Onde? Como?

Sim, está presente na maioria das canções, embora de uma forma fragmentada, e não propriamente como num diário.

O Tema
O Amor parece ser um tema recorrente no disco? É verdade? É ele parte do motor do processo poético de The Weatherman?
Na grande maioria das canções, sim. O amor nas suas múltiplas vertentes é o ponto de partida de umas canções, e o ponto de chegada de outras. É um processo inescapável.

Thewheathermancapa

A Mensagem
As palavras ainda contam? Como lida o músico que canta em inglês com o facto de muitas das pessoas que o ouvem não perceberem o que diz?
As palavras contam mais do que nunca. O inglês é universal, por isso à partida é aquela mais sujeita a que mais gente no mundo entenda. Parto sempre do princípio de que as pessoas percebem o que estou a cantar.

Os Convidados
Este é um disco cheio de convidados especiais. Qual o seu papel no resultado final?
O trabalho de banda neste disco é algo que me deixa muito orgulhoso porque o contributo dos outros músicos foi fundamental para o resultado final, e fizeram muita diferença, especialmente em certas canções.

As Expectativas
O disco vai ser editado no próximo dia 28 de Janeiro. Quais as expectativas do músico Alexandre Monteiro?
Espero que este disco coloque The Weatherman definitivamente no mapa da linha da frente da pop portuguesa, no lugar onde é merecido.

O Futuro
Como vai ser o futuro próximo de The Weatherman?
Concertos, muitos concerto espero, novos vídeos, muitos eventos de promoção, e começar em breve a delinear as próximas canções, provavelmente não para um álbum, mas para um EP ou assim. Algo mais curto. [ POP | OUVIR ]

 

By Rui Dinis

Rui Dinis é um pai 'alentejano' nascido em Lisboa no ano de 1970, dedicado intermitentemente desde Janeiro de 2004 à divulgação da música e dos músicos portugueses.